Agricultura FamiliarBahia

1ª Feira Agroecológica da Bahia vai levar sabor e sustentabilidade para o Parque Costa Azul

A maior feira de agricultura familiar do país está de volta com novidades que prometem encantar, ainda mais, os visitantes. A 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece no Parque Costa Azul, de 13 a 17 de dezembro, realiza a 1ª Feira Agroecológica da Bahia.

A Feira Agroecológica contará com uma variedade de produtos, desde frutas, verduras, hortaliças até itens agroindustrializados como café, cachaça e chocolate, todos certificados pelo Sistema Participativo de Garantia (SPG) do estado, credenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A organização da Feira Agroecológica é da Rede de Agroecologia Povos da Mata, uma articulação dos produtores da agricultura familiar, assentados da reforma agrária, de comunidades indígenas e quilombolas, consumidores e técnicos. A Rede conta com o Organismo Participativo da Avaliação da Conformidade Orgânica (OPAC), que certifica a unidade produtiva agrícola e agroindustrial orgânica e os produtos de seus associados.

Paula Silva, secretária da Rede de Agroecologia Povos da Mata, destacou que a expectativa é grande. “É uma oportunidade ímpar de mostrar o trabalho que a Rede vem fazendo no estado da Bahia e mostrar para os empreendimentos da agricultura familiar que existe uma forma de a gente fazer a transição agroecológica no estado com a certificação participativa”.

Paula acrescenta que também será um momento de desmitificar o discurso de que o produto orgânico é um produto caro. “Os visitantes vão ver que os produtos têm um preço justo. Como a gente sempre diz: justo para quem produz e justo para quem compra. Não é o certificado que determina que aquele produto é mais caro e sim o controle social que a gente faz, a forma agroecológica de se fazer com os princípios agroecológicos mais determinados”.

Foto: Divulgação/CAR

Mais novidades

A Tenda Brasil é outra novidade da 14ª Feira. Em uma área de 528 metros quadrados os visitantes irão poder conhecer e adquirir produtos de empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária de 24 estados brasileiros. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Os visitantes podem conferir ainda os 27 Armazéns Territoriais com a comercialização de mais de três mil produtos de diversas regiões do estado. As comunidades quilombolas e os povos indígenas terão espaços dedicados para compartilhar suas culturas e tradições. Tem ainda Praça Gastronômica, shows gratuitos, coleta seletiva, ponto de arrecadação de alimentos para o Programa estadual Bahia sem Fome e muito mais.

O evento é realizado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), com o apoio do MDA e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Fonte: Ascom/CAR
Foto: Divulgação

Related posts

Salvador acumula 17.979 novas vagas de emprego em 2024 e mantém liderança no Norte e Nordeste

Fulvio Bahia

Hemoba promove campanha para atingir meta para cadastro de medula óssea

Fulvio Bahia

“Democrático por vocação, PT segue convicto do seu compromisso com a justiça social”, diz Éden nos 44 anos do PT

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais