CinemaCulturaFestivalSalvador

20ª edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema é aberta em Salvador com apoio da Prefeitura

Foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (2), no Cine Glauber Rocha, no Centro de Salvador, a 20ª edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema, um dos mais importantes festivais ligados ao segmento do Norte e Nordeste. A programação do primeiro dia contou com o show da Orkestra Rumpilezz e exibição de filmes, marcando o início da celebração ao audiovisual nacional e internacional que vai até a próxima quarta (9).

Com mais de 120 filmes entre curtas e longas-metragens programados, o festival é viabilizado com recursos do edital Gregórios – Ano IV, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), reafirmando o compromisso da Prefeitura de Salvador com o fortalecimento da economia criativa e do setor audiovisual.

Presente na abertura, a vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, comentou sobre o papel estratégico do festival e da política pública para o setor. “É uma honra estar aqui celebrando um evento tão longevo e relevante. Salvador foi e continuará sendo um farol para o Brasil no campo da cultura. Já estamos fazendo, com políticas públicas em ação, e queremos seguir próximos, fortalecendo não só os editais, mas também estratégias para apoiar distribuidores, salas independentes e toda a cadeia do cinema nacional”, afirmou.

Ana Paula também anunciou a intenção de incorporar a Diretoria de Economia Criativa à estrutura da Secult, como forma de ampliar o suporte institucional às diversas linguagens artísticas, com ênfase no audiovisual.

“Estou comprometida a estar mais próxima do setor, para podermos pensar juntos não apenas nos editais, mas em outras estratégias para fortalecer os distribuidores, as salas independentes, os profissionais de pequeno e médio porte e a produção do cinema nacional”, concluiu.

Estímulos – O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, comentou que a Prefeitura de Salvador não só apoia financeiramente o evento, mas também participa de forma mais profunda, com sugestões, presença nos debates e articulação de políticas culturais, especialmente para o setor audiovisual. 

“Estamos aqui como apoiadores desse que talvez seja o mais importante encontro de cinema e audiovisual da região, quiçá do país. É o segundo ano consecutivo em que participamos diretamente, patrocinando filmes selecionados e colocando em debate a política cultural que está sendo construída com o setor”, destacou.

“Hoje, a Prefeitura já tem uma política cultural, uma política para o audiovisual, que já está em plena ação. Esse momento também é uma oportunidade para colocar essa política em discussão, apresentá-la à sociedade, ouvir opiniões e promover o debate. É muito bom estarmos aqui enquanto gestão municipal participando de um círculo ao qual pertencemos”, completou Guerreiro.

O produtor executivo e idealizador do festival, Cláudio Marques, agradeceu o apoio institucional e relembrou o percurso da iniciativa ao longo das duas décadas. “O primeiro Panorama praticamente não teve dinheiro nenhum, foi feito com escambo, troca e ajuda. Hoje conseguimos reunir gente do país inteiro, do Paraná ao Amazonas, de Alagoas ao Tocantins, e seguimos sendo o único festival nesse formato”, declarou.

Além das exibições, o Panorama contará com debates, homenagens e encontros com representantes do setor, como os diretores da Agência Nacional do Cinema (Ancine) Paulo Zílio e Paulo Caffarato, previstos para os próximos dias.

Fonte: Secom PMS
Foto: Adam Vidal

Related posts

Fundação Pedro Calmon promove curso de teatro gratuito para jovens e adultos

Fulvio Bahia

Funarte lança editais de R$ 5 mi para estimular circuitos artísticos

Fulvio Bahia

Simm oferece vagas de emprego nesta quarta-feira (1º)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais