Os participantes da Meia Maratona Salvador já começaram a retirar, nesta quinta-feira (24), os kits para a competição na loja 21K, localizada no Estacionamento L2, do Shopping da Bahia. A ação vai até o sábado (26), das 9h às 21h.
A Meia Maratona Salvador acontece no domingo (27), com a participação de cerca de 5 mil atletas. O evento, que integra o Calendário Esportivo de Salvador, contará também com provas de 10 km e 5 km e participação de atletas locais, nacionais e de outros países.
A largada será no Largo do Campo Grande, nas primeiras horas da manhã, e seguirá até Patamares, onde terão início as provas de 10 km e 5 km. Douglas Cerqueira, diretor da MP3, organizadora da 21K, fala da chegada de mais este evento ao calendário esportivo da cidade.
“A expectativa é imensa, pois é algo que está nascendo muito grande, com 5 mil atletas, incluindo atletas do Quênia e Etiópia, com tradição nesta modalidade, além de grandes nomes também do Brasil, como Giovanni dos Santos. Também teremos atletas PCD e o Comitê Paralímpico vai classificar os atletas nesta prova, além dos grandes apoiadores”, afirma Cerqueira.
Expectativa – A organização do evento estima que, dentre os cinco mil competidores, 55% são homens e 45% mulheres, com faixa etária média de 41 anos, sendo a maioria dos corredores entre 25 e 45 anos. A analista financeira Renata Vieira, de 35 anos, vai participar dos 21K e conta com os sete anos de experiência para fazer um bom papel na meia maratona.
“Sempre fico ansiosa quando se aproximam as provas, e acho que pode ser um bom sinal. Será a primeira vez que vou correr essa distância, então espero que o clima ajude, até porque correr na orla ajuda demais para refrear o calor e nos permitir fazer uma boa prova”, diz.
Para o aposentado José Luiz Melo, de 62 anos, os 21K serão um grande desafio. “Sempre bate aquela ansiedade, mas, depois de quatro décadas correndo, a gente sabe que isso é normal antes das provas. O segredo é tentar fazer o melhor possível. Vou correr visando a premiação por faixa etária, e acredito que vou fazer uma ótima prova”, relata.
De acordo com o presidente da Empresa Salvador Turismo, Isaac Edington, o evento enfatiza Salvador como referência dentro do mundo esportivo, após esforços da administração municipal em fazer da capital baiana um polo de grandes competições esportivas. “É muito importante trazer os olhos do Brasil e do mundo para nossa cidade, incrementando nosso turismo e produzindo, com isso, emprego e renda”, destaca.
Fonte: Secom PMS
Foto: Jefferson Peixoto