Dirigir um carro automático costuma ser mais simples do que um manual, já que, logo de início, o motorista terá um pedal a menos para se preocupar e não precisará ficar atento a trocar as marchas no momento certo para não forçar demais o motor.
Há porém, alguns pormenores em um carro automático que podem complicar a vida de um motorista de primeira viagem. Já imaginou ser designado o motorista da rodada em uma balada e, ao chegar no estacionamento se deparar com um carro automático, sem nunca ter experimentado antes um modelo assim?
Se você se identificou com essa situação ou, então, está querendo trocar seu carro manual por um novo, automático, apenas por questões de conforto, confira agora cinco pontos básicos que você precisa saber, antes de dirigir um carro automático.
1. O “ABC” do carro automático
O primeiro ponto é o que cada uma das letrinhas escritas ao lado da manopla significa. Ao contrário do câmbio manual, onde normalmente os números vêm incrustados na alavanca com a posição em que ela deve ser colocada, no automático as indicações estão fora do câmbio.
O câmbio automático mais básico costuma oferecer somente quatro posições diferentes:
- D: Drive (dirigir para a frente)
- R: Rear (dirigir em marcha a ré)
- N: Neutral (é o famoso ponto morto)
- P: Park (posição de parar, estacionar).
Alguns carros, porém, também apresentam no câmbio opções com a letra “L” (low ou baixa) e números como 3, 2, 1. Essas variantes costumam ser úteis em situações como descidas de serra, pois utilizam o chamado freio-motor, segurando as marchas, aumentando a segurança e diminuindo o consumo de combustível.
A opção “S”, derivada da palavra Sport, também é comum em carros automáticos e, como o próprio nome diz, torna a tocada mais esportiva, normalmente esticando as marchas e fazendo a troca com o giro do motor mais alto.
2. Ligando o carro automático
A primeira diferença básica entre o modo de dirigir um carro manual e um automático já é notada logo na hora de ligar o carro. Enquanto em um manual basta girar a chave para ouvir o ronco do motor, em um automático há um “detalhe” a mais.
Todos os carros equipados com esse tipo de transmissão exigem que o motorista pise no freio e, só depois que estiver com o pedal pressionado, gire a chave (ou aperte o start/stop) para dar a partida. O motivo para isso? Segurança.
A ideia é evitar que motoristas distraídos consigam ligar o carro com o câmbio em D (drive) ou R (rear) e acabem ocasionando um acidente. Quem tem carro manual e já fez isso com o câmbio em 1ª sem pisar na embreagem, certamente se lembra do susto que levou quando ele “pulou” pra frente e, depois, morreu.
3. Nada de “banguela”
O recurso de colocar o carro em ponto morto em ladeiras para, teoricamente, economizar gasolina, já não é recomendável em carros manuais. Em um carro automático, então, ele é terminantemente proibido.
Ao fazer isso, o sistema de frenagem ficará bastante sobrecarregado e poderá não dar conta de segurar todo o peso do carro sozinho, se houver uma necessidade urgente de brecar.
4. Não abuse do “N”
Mais uma “mania” que muitos motoristas de carros manuais têm e que não devem ser utilizadas ao dirigir um carro automático é sobre a função da marcha Neutral (N). Apesar de, em teoria, ser similar ao ponto morto, ela não deve ser utilizada a cada parada em um semáforo, por exemplo.
Em um carro automático, essa prática não ajuda o carro a consumir menos combustível. Para piorar, o uso frequente da colocação em “N” pode fazer com que o desgaste das peças do câmbio seja mais rápido, e todos sabem que conserto de transmissão, manual ou automática, é bastante caro.
5. Parou para estacionar? “P” é obrigatório
Finalizando a lista, o “ato final” de quem está ao volante. Ou seja: como fazer para estacionar um carro dotado com esse tipo de transmissão?
A dica para quem chegou ao fim da aventura de dirigir um carro automático pela primeira vez e não sabe como fazer para estacionar é simples: como o carro dá um “pulinho” na hora em que o “P” é acionado, sempre acione o freio de estacionamento antes da parada completa.
Fonte: Canaltech | Foto: FreePik/CC