CapacitaçãoImprensaMulherSalvador

5° Jornada de Mulheres do Sinjorba usa o tema “Lute como uma Jornalista – Diga NÃO ao Assédio”

Este ano, a Jornada (promovida pela Comissão de Mulheres do Sinjorba) também vai debater o assédio nas regionais de Vitória da Conquista e Jequié

A 5° Jornada de Mulheres do Sinjorba, que neste ano terá como tema “Lute como uma Jornalista – Diga NÃO ao Assédio”, começou com a visita às redações para convidar as colegas jornalistas para a Marcha 8M, no dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher, a partir das 13h, do Campo Grande à Praça Castro Alves.

Comissão de Mulheres do Sinjorba visita colegas da Secom/GOVBA (Foto: Fernando Vivas)

Já no dia 13, a partir das 18h, a Comissão de Mulheres do Sinjorba participa do ato “Mulheres Contra o Assédio”, que denuncia um ano de impunidade em torno dos graves fatos ocorridos na Assessoria de Comunicação e no Sistema de Rádio e TV da Uesb, em Vitória da Conquista. O evento será realizado no Auditório I do módulo Luizão da Uesb, e contará com a participação de diversas entidades como OAB, União de Mulheres, Adusb -Sindicato dos Professores da Uesb, Afus -Sindicato dos Técnicos da Uesb, entre outras.

“No dia 1° de março de 2023, o Sinjorba denunciou o assédio sofrido por três mulheres no ambiente de trabalho. E, um ano depois, mesmo após uma sindicância confirmar a denúncia, efetivamente, pouco foi feito pela instituição, que deveria protegê-las. Ao contrário, jornalistas continuam sendo assediados no setor por confirmarem o problema”, diz Fernanda Gama, vice-presidente do Sindicato.

Fernanda denuncia ainda que houve por parte da Reitoria e denunciados uma tentativa de descredibilizar o Sinjorba por expor a situação. “É assim que um assediador age, de forma covarde, mas não vamos nos abater, vamos continuar lutando como jornalistas e dizer não ao assédio. Seja na Uesb ou em qualquer lugar, assediadores não passarão”, conclui.

Jornalistas da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos E Desenvolvimento Social (SJDH) e da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) receberam o Sinjorba.

No dia 14/03, será realizada a “Roda de Conversa – Diga NÃO ao Assédio” com jornalistas e mulheres comunicadoras de Jequié e região, para debater o tema no ambiente profissional e as medidas de combate. Em breve, local e horário serão divulgados.

Para a coordenadora da Comissão de Mulheres do Sinjorba, Isabel Santos, levar o debate para as regionais mostra o crescimento da entidade e a força da categoria. “Dentro do propósito de, cada vez mais, interiorizar suas ações por todo o estado, o Sinjorba quer saber qual a realidade atual das mulheres jornalistas. Que dificuldades estão enfrentando para exercer a profissão, buscando encontrar soluções conjuntas com as profissionais da capital. Sabemos que há peculiaridades inerentes aos municípios, mas podemos trabalhar para encontrar caminhos, por isso, rodas de conversa, seminários e eventos semelhantes são essenciais para termos esse raio-x”, finaliza Isabel.

Fonte: Sinjorba
Fotos: Divulgação

Related posts

CCR Metrô Bahia abre vagas para a área de manutenção

Fulvio Bahia

Salvador LAB inscreve propostas de soluções inovadoras para Carnaval até dia 5 de novembro 

Fulvio Bahia

Ireuda Silva faz balanço de ações e detalha avanços na luta pela regulamentação da profissão de trancista

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais