ArteBahiaBrasilCulturaEducaçãoLiteraturaNordestePrefeituraPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

5º Concurso de Expressão Literária abrirá inscrições para turmas da EJA

Estudantes das escolas municipais de Salvador podem se inscrever, a partir da próxima sexta-feira (1º) até o dia 12 de novembro, para o 5º Concurso de Expressão Literária e Protagonismo Cidadão.

A iniciativa, promovida pela Prefeitura através da Controladoria-Geral do Município (CGM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), tem como público-alvo alunos matriculados nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), segmento II e Tempo de Aprendizagem V (TAP V).

Atualmente, a EJA contempla 9.169 estudantes matriculados em 84 escolas municipais de Salvador. Nesta edição, os trabalhos do concurso deverão apresentar “Uma Carta ao Prefeito: Visões para a Cidade do Futuro”.

Nesse tema, o aluno deverá escrever uma carta ao prefeito da cidade, detalhando suas ideias e sugestões sobre como transformar a cidade em um lugar mais avançado, sustentável e inclusivo.

Poderão ser abordadas questões como mobilidade urbana, tecnologia, meio ambiente, infraestrutura e qualidade de vida, propondo soluções criativas e práticas. As inscrições podem ser feitas através do link https://concursotransparencia.salvador.ba.gov.br/.

Segundo o chefe de Controle Social da CGM, Paulo Cezar Oliveira, o certame faz parte das ações do programa A Cidade Somos Nós, que promove o fomento da transparência e do controle social nas escolas municipais de Salvador, disponibilizando uma oportunidade para os estudantes de se apropriarem dos novos espaços democráticos de acesso às informações públicas e a viabilidade das ações de controle social por parte dos cidadãos.

“Este ano o programa A Cidade Somos Nós contempla com especial atenção o EJA da rede municipal, disponibilizando aos estudantes desse segmento oportunidades de conhecer e pôr em prática os modernos dispositivos e espaços da transparência pública e controle social para o exercício da cidadania ativa e consciente. Com a atuação dos professores multiplicadores, o alcance das ações do programa este ano será ampliada”, disse Oliveira.

Premiação – Além do concurso, a iniciativa engloba ainda uma integração entre professores e a CGM, com a realização de oficinas interativas de transparência e controle social com os alunos participantes, que recebem exemplares impressos da “Cartilha A Cidade Somos Nós”.

O material didático foi concebido especialmente para o projeto, onde eles podem utilizar da expressão literária escolhida para aquele ano. O item pode ser acessado também na versão online, através do site www.acidadesomosnos.salvador.ba.gov.br.

Os trabalhos serão avaliados e ranqueados em ordem decrescente segundo os critérios de avaliação. Serão premiados três trabalhos. O autor do trabalho classificado em 1º lugar na lista geral de candidatos e o respectivo professor orientador serão premiados, cada um, com um computador portátil Chromebook.

Já os autores dos trabalhos classificados em 2º e 3º lugares e os respectivos professores orientadores serão premiados, cada um, com um tablet. O professor orientador será premiado apenas uma vez, mesmo que tenha orientado mais de um aluno com trabalho vencedor. 

Lançamento – O lançamento do projeto em 2024 aconteceu no mês de setembro, na Fundação Gregório de Mattos (FGM), e contou com a participação da Smed e da CGM.

Neste ano, diferente das edições anteriores, 70 professores passaram nos dias 24 e 26 de setembro, por formação para se tornarem multiplicadores da ação nas escolas. A previsão nesta edição é alcançar em torno de 2,5 mil alunos e 74 escolas.

Fonte: Secom PMS
Card: Divulgação

Related posts

Fies financiará até R$ 60 mil por semestre de cursos de medicina

Fulvio Bahia

Cobra de 3 metros cai do teto de loja na capital baiana

Fulvio Bahia

Hospital Clériston Andrade inaugura Ambulatório de Cuidados Pós-Intensivos para pacientes que saíram da UTI

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais