BahiaBrasilManifestaçãoManifestaçãoSalvador

6ª Marcha do Silêncio pela Memória, Verdade e Justiça sobre a Ditadura acontece nesta terça (1º)

A 6ª Marcha do Silêncio, promovida pelo “Grupo Tortura Nunca Mais” e movimentos sociais parceiros, ocorre nesta terça-feira, (1º). Com o tema “1964 – Ainda Estamos Aqui!”, o ato político-cultural reunirá ativistas, sociedade civil, poder público, representantes de partidos, sindicatos e organizações defensoras dos direitos humanos, além da comunidade escolar e acadêmica, em defesa da memória e da verdade contra os males causados pela Ditadura Militar (1964-1985).

Este ano, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). O secretário da pasta, Felipe Freitas, e o ex-ministro dos Direitos Humanos e atual assessor de memória e verdade do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Nilmário Miranda, marcarão presença no ato.

A concentração está prevista para as 14h30, na Praça da Piedade, e o cortejo sairá às 17h, em direção ao “Monumento aos Mortos e Desaparecidos Baianos”, no Campo da Pólvora, em Salvador. No local, parentes, amigos e ex-companheiros dos 32 desaparecidos baianos durante o nefasto regime militar se reunirão para homenagens e reflexões. Realizada anualmente, a Marcha do Silêncio busca reafirmar o compromisso com a memória, a verdade e a justiça, garantindo a não repetição das graves violações de direitos humanos cometidas pela ditadura militar no Brasil. Em 2025, a manifestação assume um caráter ainda mais emblemático diante do cenário nacional e das ameaças à democracia.

“A Marcha é um momento de reflexão coletiva sobre os horrores do regime militar, honrando a memória dos mortos e desaparecidos e reafirmando o compromisso com a construção de uma sociedade justa e democrática. Nesse sentido, a realização da Marcha do Silêncio em 2025 é fundamental para reafirmar o compromisso com os valores democráticos, denunciar as violações do passado e do presente e fortalecer a luta por justiça e liberdade”, declara Sirlene Assis, presidente do ‘Tortura Nunca Mais’.

Tema da 6ª edição
O tema deste ano faz alusão ao longa-metragem brasileiro Ainda Estou Aqui, premiado como Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. Dirigida por Walter Salles, a obra cinematográfica aborda justamente o tema do golpe militar, a resistência e o papel central de Eunice Paiva — viúva do deputado Rubens Paiva, torturado e assassinado pela ditadura em 1971 — em sua busca por respostas sobre o paradeiro do marido.

A 6ª edição da Marcha também incorpora a pauta “Sem anistia: prisão para os golpistas!”, defendendo que os responsáveis pela tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2022 sejam responsabilizados pelos seus atos. A proposta estabelece um elo entre passado e presente para evitar que esses agentes recebam o “perdão” concedido aos acusados dos crimes cometidos durante o golpe civil-militar de 1964.

Fonte: Ascom/SJDH
Card: Divulgação

Related posts

Feira de serviços leva atendimentos sociais e em saúde ao Largo de Roma 

Fulvio Bahia

Simm oferece vagas de emprego e estágio nesta terça-feira (31)

Fulvio Bahia

Governo da Bahia intensifica ações de prevenção à Dengue na Semana de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais