Agricultura FamiliarBahiaEconomiaMulher

9º Encontro Estadual de Mulheres Rurais da Bahia destaca protagonismo feminino

Começou na última terça-feira (10) o 9º Encontro Estadual de Mulheres Rurais da Bahia, realizado no Real Classic Bahia Hotel, em Salvador. O evento reúne 220 mulheres dos 27  Territórios de Identidade. Agricultoras familiares, assentadas da Reforma Agrária, quilombolas, indígenas, ciganas, pescadoras, marisqueiras, ativistas LGBTQIAP+ e outros grupos participam da programação, que segue até quinta-feira (12).

Com o tema “Saúde das mulheres rurais para o bem viver”, o encontro é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e pela Secretaria de Políticas paras as Mulheres do Estado (SPM). O objetivo é  debater temas como agroecologia; saúde mental; equidade de gênero; inclusão produtiva; e enfrentamento à violência contra a mulher.

Foto: Divulgação/Ascom SPM

A iniciativa integra a 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que ocorre de 11 a 15 de dezembro, no Parque Costa Azul, também em Salvador.

Abertura – A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a secretaria das Mulheres do Estado, Neusa Cadore; a professora, primeira-dama do estado e presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Tatiana Veloso;  a secretária de assistência e desenvolvimento social da Bahia (Seades), Fabya Reis; o secretário de desenvolvimento rural, Osni Cardoso; e a superintendente de inclusão socioprodutiva da SPM, Luciana Mota.

A secretária Neusa Cadore destacou a importância do evento. “O encontro é um espaço de diálogo e capacitação, com foco na valorização da mulher rural. É essencial discutir políticas públicas e o protagonismo das mulheres no campo para transformar realidades”, destacou. 

A professora Tatiana Veloso também ressaltou a relevância da iniciativa. “Garantir direitos como educação, habitação e cultura para as mulheres rurais é um passo essencial para enfrentarmos as desigualdades. Este encontro é uma oportunidade de fortalecer essas ações e valorizar a organização feminina no campo”.

O secretário Osni Cardoso enalteceu o papel das mulheres na produção rural. “As políticas do campo precisam passar pelas mulheres. Elas são protagonistas em iniciativas de produção orgânica e sustentável e é nosso dever fortalecer essas práticas”. 

Silvia Regina, artesã de bonecas de pano da cidade de Camamu, falou sobre as suas expectativas. “Além do conhecimento, é um horizonte que se abre. Debater políticas públicas e trocar experiências é enriquecedor”. Maria da Glória, de Caculé, que produz biscoitos de mandioca, também expressou seu entusiasmo. “É uma oportunidade de aprendizado e de trazer um pouco as necessidades das mulheres do campo”.

Programação –   A programação de hoje incluiu, dentre outras atividades, práticas integrativas e terapias para fortalecer a autoestima e o empoderamento das participantes, além do lançamento do livro “Catucha e a Fada Quitéria”, de Rosana Paulo. Durante o encontro será elaborada uma carta com demandas e propostas para superar os desafios enfrentados pelas mulheres rurais da Bahia.

Fonte / Foto: Ascom/SPM

Related posts

Prefeitura de Salvador anuncia parceria para reformar Teatro Vila Velha e entregar obra em 2024

Fulvio Bahia

Em Salvador, famílias são capacitadas para continuar reabilitação de pacientes em casa

Fulvio Bahia

UNEX, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), abre vagas para cursos de idiomas a preços populares

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais