Câmara Municipal de SalvadorPolíticaViolência

Hamilton Assis denuncia “racismo institucional” no combate ao tráfico

Vereador afirma que contraste entre operação contra uma rede que atendia consumidores de alto poder aquisitivo, e operações letais em comunidades negras expõe o racismo na segurança pública

O vereador Hamilton Assis (PSOL) questionou o que considera um tratamento desigual do Estado no combate ao tráfico de drogas em Salvador. A manifestação ocorre após a Operação Iceberg, que prendeu 12 investigados suspeitos de integrar uma rede de tráfico voltada a consumidores de alto poder aquisitivo, incluindo médicos, advogados, empresários e outros profissionais, segundo a Polícia Civil.

A operação identificou fornecedores, distribuidores, movimentações financeiras e suspeitas de lavagem de dinheiro. Um dos principais investigados teria movimentado mais de R$ 9,6 milhões em cinco anos, segundo a investigação. A Justiça autorizou ainda o bloqueio de até R$ 200 milhões em bens e recursos relacionados aos investigados. A ação não registrou mortes.

Para Hamilton, o contraste precisa ser colocado no centro do debate sobre segurança pública. Segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado divulgado na segunda-feira (21), Salvador e Região Metropolitana registraram 24 chacinas entre 1º de janeiro e 18 de setembro. Dessas, 23 ocorreram durante operações policiais, concentrando 85 vítimas.

O caso mais recente ocorreu em 15 de setembro, em Cajazeiras II, na periferia de Salvador, onde nove homens foram mortos após uma ação policial seguida de perseguição, segundo o levantamento citado.

“Estamos diante de uma pergunta que o Estado precisa responder: por que existe tanta inteligência para investigar o dinheiro, rastrear as transações e chegar aos responsáveis quando o tráfico atende consumidores de áreas nobres, mas nas comunidades negras e periféricas a resposta tantas vezes é o confronto e a morte? Com esse protocolo de atuação distinta a depender do endereço e cor da pele fica cada dia mais difícil para o governo esconder que a sua política de guerra às drogas é na verdade o plano de execução para o genocídio da juventude negra”, questiona Hamilton.

O vereador também critica o tratamento social dado aos suspeitos da Operação Iceberg durante a cobertura jornalística. Segundo Hamilton, comentários que associam os investigados a imóveis de alto padrão, carros de luxo e profissões valorizadas socialmente revelam como raça e classe podem influenciar a percepção sobre quem é considerado suspeito.

“Quando olham para uma pessoa branca, bem vestida, moradora de condomínio de luxo e dentro de um carro caro, a reação é de surpresa: ‘ninguém imaginaria que pudesse ser bandido’. Mas quando olham para um jovem negro da periferia, muitas vezes a suspeita vem antes da investigação. Esse é o problema que precisamos enfrentar: o racismo institucional produzido também pelos operadores do Estado”, afirma.

Para Hamilton, é necessário que o Estado utilize mecanismos de inteligência, investigação financeira e responsabilização contra organizações criminosas independentemente do território ou da condição social dos suspeitos.

“Nós não somos contra o combate ao crime organizado ou tráfico de drogas. Somos contra uma política de segurança que tenha dois protocolos baseados em eugenia, na política de execução da população negra. A atuação com investigação e inteligência para uns e tiro, operação e morte para outros é a prova do que denunciamos há décadas. Queremos que nossas comunidades negras sejam tratadas com o mesmo respeito e a mesma inteligência investigativa. A juventude negra não pode ser considerada criminosa antes mesmo de qualquer prova”, declara.

Hamilton afirma ainda que o combate ao crime organizado deve alcançar toda a cadeia do tráfico, incluindo fornecedores, distribuidores, operadores financeiros e responsáveis pela lavagem de dinheiro.

“Segurança pública não pode significar escolher quem merece viver. É preciso investigar, prender, bloquear patrimônio e desmontar organizações criminosas. Mas é preciso fazer isso preservando vidas. Quando a cor da pele e o CEP determinam a forma como o Estado trata uma pessoa, estamos diante de racismo institucional”.

Fonte: Ascom CMS
Foto: Fulvio Bahia

Related posts

Marcelle Moraes é a nova Procuradora Parlamentar da Mulher na Câmara Municipal de Salvador

Fulvio Bahia

ACM Neto critica 19 anos de gestão do PT na Bahia e aponta “fracassos históricos”

Fulvio Bahia

Sessão Solene na Câmara homenageia 40 anos do MST

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais