Cultura

Estação Brotas recebe escultura que homenageia a Mulher de Roxo

A obra, que integrou a exposição CowParade Salvador, faz resgate histórico dessa personagem que ficou marcada na memória soteropolitana.

A partir do dia 01 de fevereiro, os clientes que passarem pela estação de metrô Brotas poderão conferir a exposição itinerante “Fome de afeto e memória”, com a escultura “Roxinha Urbana”, uma homenagem do artista visual Denissena Fóssil à memorável Mulher de Roxo. A ação integra o programa Bora de Metrô, da CCR Metrô Bahia, que promove durante todo o ano no Sistema Metroviário eventos culturais e de entretenimento, além de serviços de saúde, beleza e bem-estar.

A escultura integrou a exposição “CowParade Salvador”, realizada em 2019 pela Toptrends, empresa especializada em marketing cultural, que detém os direitos exclusivos de realização da CowParade no Brasil.  A  CowParade (“Desfile das Vacas”, em português), maior evento de arte urbana do mundo,  foi criada na Suíça em 1998 , com o propósito de democratizar o acesso à arte. No Brasil, desde 2005, a exposição já passou por nove cidades brasileiras. Ao final de cada evento, a Toptrends promove um leilão beneficente. Em 13 edições, foram destinados mais de R$ 7 milhões de reais para organizações sem fins lucrativos brasileiras.

“Buscamos apoiar a cultura, por meio da promoção da arte e valorização dos artistas locais, além de oferecer uma experiência mais completa e de bem-estar ao nosso cliente”, explica Jocelyn Cárdenas, Gerente de Comunicação, Ouvidoria e Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia. A exposição com a obra de arte percorrerá até agosto diversas estações do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas e já passou pela Estação Pernambués. 

O artista visual Denissena Fóssil destaca a importância do acesso à arte em locais como o Sistema Metroviário baiano. “Nossa proposta com a exposição é dialogar, despertar leituras subjetivas, sentimentos e humor no público que transita nas estações de metrô de Salvador. É fundamental ter acesso a arte na contemporaneidade”, completa.

Serviço
O quê:
 “Fome de afeto e memória”
Quando: de 1 de fevereiro a 1 de março
Onde: Estação Brotas

Sobre a Mulher de Roxo
Ao longo dos 1970 até perto do fim do século passado, uma figura enigmática chamava a atenção de todos que passavam pela principal via de comércio de Salvador, a Rua Chile. Por lá, vagava uma mulher vestida de roxo, com trajes que mais lembravam o hábito usado pelas freiras, o que incluía ainda um grande crucifixo na altura do peito. Apesar de folclórica, a imagem da dama causava os mais diversos tipos de sentimentos, como receio, compaixão e respeito.

Fonte: CCR Metrô Bahia

Related posts

Gerônimo Santana entrega pena rosa ao governador Jerônimo Rodrigues

Fulvio Bahia

Serrinha: Município recebe primeira Feira Literária na região do Sisal

Fulvio Bahia

Museu Nacional prevê volta de excursões escolares entre março e abril

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais