Dia 04 de fevereiro, o Acervo da Laje faz evento comemorativo e lançamento dos projetos para 2023, incluindo novas exposições e programas de residências artísticas.
A Associação Cultural Acervo da Laje é formada por duas casas que contém bibliotecas, hemeroteca, coleções de CDs, discos, manuscritos, croquis, conchas, tijolos, azulejos e porcelanas antigas, artefatos históricos, quadros, esculturas em madeira e alumínio, fotografias e objetos que contam a história do Subúrbio Ferroviário de Salvador, dialogando com toda a cidade, mostrando que também há beleza e elaborações estéticas neste território. O Acervo é liderado pelo casal de professores José Eduardo e Vilma Reis, a alma e coração desse espaço inesquecível para todos seus visitantes.
Dia 04 de fevereiro as 15h acontecerá o lançamento dos Projetos do Acervo da Laje no ano de 2023, dentre eles o Futuro dos Museus em parceria com o Institut Goethe da África do Sul, lançamento das exposições nacionais do ano corrente e comemoração dos treze anos de fundação do Acervo da Laje, com programação cultural a ser desenvolvida na Casa 2. Outra programação a ser destacada é a infantil, em 2023 o Acervo volta a ter conteúdos infantis com o ACERVINHO voltado para a educação das crianças do Subúrbio para a arte e a cultura, serão ações que desenvolveremos para as crianças durante todo o ano, como cineclube, contação de histórias, oficinas e etc
PROPOSTA DO MUSEUM FUTURES 2023
O MuseumFutures começou como um projeto cultural pan-africano, centrado nas pessoas, que trabalha com museus em todo o continente africano para testar, explorar e estudar o potencial de novos formatos de museologia africana.
Com o projeto “Museum Futures Africa”, o Goethe-Institut iniciou um processo que consiste em apoiar o desenvolvimento conceptual de museus no hemisfério sul, estabelecer redes mais ativas entre profissionais de museus no continente africano e em outros países do Sul e promover a aprendizagem entre pares para uma prática museológica mais pertinente e inovadora. Para conseguir isto, o Goethe-Institut escolheu 6 museus participantes que, em conjunto, irão passar um processo de um ano com avaliações autocríticas, a implementação conjunta de projetos, etc. Os países que estarão nesse importantíssimo processo de polinização cruzada são: Brasil (Acervo da Laje), Zimbábue, Índia, Tanzânia e Moçambique.
Pensamos que o projeto Museum Futures 2023 é uma oportunidade para aprofundar o olhar sobre os modos pelos quais o Acervo da Laje se constitui enquanto um arquivo vivo e aberto, montado e re/configurado continuamente através de uma prática curatorial de caráter arqueológico indisciplinado, capaz de perceber as camadas de memória contida em fragmentos e vestígios em situação de soterramento, descarte ou invisibilização, e que reconhece nos chamados artistas de rua e artistas periféricos qualidades que refiguram a noção de valor no sistema das artes contemporâneas.
O Acervo segue com a exposição A Parábola do Progresso aberta no SESC Pompéia em São Paulo até abril de 2023
Para saber mais:
Serviço:
O que: Lançamento dos Projetos de 2023 do Acervo da Laje
Data: 04 de fevereiro de 2023
Horário: 15 horas
Local: Casa 2 do Acervo da Laje, Rua Sá Oliveira, 2 A, São João do Cabrito, Salvador, CEP 40717-380
CONTATO
Fabricio Cumming
71 99265-7867
Fonte: ASCOM FGM
Foto: Ana Devora