A sessão de votação foi conduzida pelo ex-presidente e deputado Nelson Leal (PP).
O deputado Adolfo Menezes (PSD) foi reconduzido ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em eleição realizada na tarde desta quarta-feira (1o), no Plenário Orlando Spínola. Na ocasião, também foi defi nida a composição da Mesa Diretora para o biênio 2023/2025, primeiro período da 20ª Legislatura. A sessão de votação foi conduzida pelo ex-presidente e deputado Nelson Leal (PP), por ser o parlamentar reeleito que ocupou mais vezes a Presidência, conforme determina o Regimento Interno.
A nova Mesa Diretora, liderada por Adolfo Menezes, tem como 1º vice-presidente o deputado Zé Raimundo Fontes (PT). Para a 2ª vice-presidência, foi escolhido o deputado Marquinho Viana (PV). O deputado Antonio Henrique Jr. (PP) foi eleito para o posto de 3º vice-presidente. A 4ª vice-presidência foi preenchida pelo deputado Laerte do Vando (PSC).
A eleição definiu ainda a composição das quatro secretarias que integram a Mesa Diretora da ALBA: o deputado Marcelinho Veiga (UB) foi escolhido 1º secretário; a 2ª Secretaria foi para Samuel Junior (Republicanos); Vitor Azevedo (PL) foi eleito 3º secretário; e Zó (PC do B) foi definido como 4º secretário. Para os postos de suplentes, o plenário escolheu as deputadas Maria del Carmen (PT), Soane Galvão (PSB) e Cláudia Oliveira (PSD), e os deputados Robinho (PP) e Jurailton Santos (Republicanos).
Houve disputa somente para o cargo de presidente, que teve, além de Adolfo Menezes, a candidatura do deputado Hilton Coelho (Psol). Antes do escrutínio, os dois postulantes ao comando da Casa subiram à tribuna, onde fizeram a defesa de suas candidaturas. Menezes anunciou a intenção de concorrer novamente ao posto que exerceu durante os últimos dois anos, e pediu o apoio do plenário para sua recondução. Hilton, de igual modo, apresentou a defesa da sua candidatura.
Por volta de 15h10, Nelson Leal convidou para a Mesa os deputados Vitor Bonfim (PV) e Sandro Régis (UB) para que atuassem nas funções de 1º e 2º secretário, respectivamente. Após as instruções passadas pelo condutor da solenidade, a votação teve início às 15h45, depois que o 1º secretário da Mesa, deputado Vitor Bonfim (PV), apresentou a urna vazia, em uma demonstração de lisura do processo eleitoral. O legislador também foi o responsável por fazer a chamada nominal dos pares para participação da votação secreta. Além de Bonfim e Nelson Leal, integrou a Mesa de Trabalho o deputado Sandro Régis (UB), na função de 2º secretário.
A escolha para presidente durou cerca de 20 minutos, quando Nelson Leal convocou os parlamentares, em ordem alfabética, para procederem a definição dos demais cargos da Mesa Diretora para o primeiro biênio da 20ª Legislatura. Tal procedimento ocorreu quando já passava das 16h15, momento em que Vitor Bonfim, novamente, apresentou a urna a ser utilizada. Às 17h13, o presidente que conduzia os trabalhos, deputado Nelson Leal, anunciou o resultado da votação para os cargos de secretários, vice-presidentes e suplentes.
Por fim, a comissão escrutinadora suprapartidária passou a apurar os votos para a Presidência do Parlamento baiano. O deputado Adolfo Menezes obteve a expressiva quantidade de 61 votos, enquanto o candidato Hilton Coelho recebeu dois sufrágios no pleito.
Fonte: ASCOM ALBA