A silagem é utilizada por produtores rurais, principalmente em períodos de estiagem.
Na última quinta-feira (09), a Prefeitura de Cruz das Almas, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), realizou de forma gratuita o curso de produção de silagem para produtores rurais e estudantes da área.
As aulas teóricas e práticas foram ministradas durante todo o dia pelo professor doutor em forragicultura, Ossival Lolato, que abordou conceitos básicos para a produção de uma silagem de qualidade.
A silagem é utilizada por produtores rurais, principalmente em períodos de estiagem, como forma de alimentação de animais e pode ser feita com qualquer planta forrageira, como: milho, girassol, soja e capins em geral, por exemplo.
“Hoje nós trabalhamos conceitos básicos sobre silagem e os agricultores puderam aprender o sobre o processo. A silagem é uma forma de conservação da forragem prioritariamente para ser utilizada nos períodos de estiagem, mas pode ser utilizada de forma estratégica na alimentação de animais durante todo o ano. A prática permite que os produtores potencializem a produção da sua propriedade”, destacou o professor.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Rebouças, destaca a importância da iniciativa. “Preparamos essa importante capacitação para nossos agricultores, onde eles puderam conhecer mais sobre a prática de silagem. Foi um momento de muito aprendizado e eu espero que os participantes possam aplicar em suas produções”. Ele destaca ainda que outros cursos vão acontecer durante o ano.
Fonte / Foto: ASCOM PMCA