BrasilMeio Ambiente

FAB manterá abertura parcial do espaço aéreo yanomami até maio

Restrição a voos começou no dia 1º de fevereiro.

O Comando Operacional Conjunto Amazônia anunciou nesta segunda-feira (13) a prorrogação, por mais cerca de três meses, da abertura parcial do espaço aéreo sobre as terras yanomami. A restrição a voos na área começou no dia 1º de fevereiro, como parte da operação Escudo Yanomami 2023.

Três corredores humanitários de voo foram abertos no último dia 6, com o objetivo de permitir “a saída coordenada e espontânea das pessoas não indígenas das áreas de garimpo ilegal por meio aéreo”, segundo nota do Comando Operacional Conjunto.

Prorrogação

A suspensão parcial do bloqueio aéreo vigoraria até hoje, mas o governo decidiu prorrogá-la até 1h da manhã (horário de Brasília) de 6 de maio.

Muitos garimpeiros estão deixando as terras indígenas voluntariamente. Além da saída por avião, que se mostra uma alternativa muito cara, há a possibilidade de deixar da região por meio de barcos que estão circulando pelos rios do território.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Related posts

IBGE: Brasil tem mais templos religiosos do que escolas e hospitais

Fulvio Bahia

Caixa abre inscrições para concurso com salários de até R$ 14,9 mil

Fulvio Bahia

Estudos mostram que cannabis pode reduzir efeitos colaterais da quimioterapia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais