Mobilidade UrbanaMunicípios

André Fraga (PV) cobra ciclovia na ponte Salvador-Itaparica durante pedal na Ilha

Projeto de construção da ponte não inclui ciclomobilidade e inviabiliza cicloturismo no local.

O vereador André Fraga (PV) cobrou, neste domingo (13), a inclusão de uma ciclovia no projeto da ponte Salvador-Itaparica. O parlamentar esteve na Ilha para participar da quarta edição do Pedal de Integração, organizado pela Escola Edy Bike Salvador. O evento reuniu mais de 40 grupos de ciclismo de toda Região Metropolitana de Salvador (RMS), totalizando 760 participantes que foram transportados pelo ferry-boat.

“Com a possibilidade do ferry ser desativado quando, e se, a ponte Salvador-Itaparica ficar pronta, a ausência de uma ciclovia, além de inviabilizar o cicloturismo e eventos como o pedal, também prejudicará a mobilidade por bicicleta no dia a dia. Como, em 2023, um projeto que beira 12 bilhões de reais já nasce obsoleto?”, destacou Fraga.

Essa não é a primeira vez que o vereador faz essa cobrança. Em 2021, ele protocolou o Projeto de Indicação (PIN) 500/2021, que pede a inclusão de ciclovia no projeto. No mesmo ano, ele também organizou um encontro para discutir o assunto com representantes da categoria de ciclistas e o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), Paulo Henrique de Almeida, que apresentou como motivos para a inviabilidade da construção de ciclovia o declive da estrutura viária, o tempo de travessia e o custo.

“Não podemos deixar que uma obra dessa dimensão avance sem entender se a mobilidade ativa está inclusa neste projeto. Por isso, solicitei à SDE esse momento para que os diversos grupos de bike da cidade trouxessem os principais pleitos da comunidade. Agora, vamos pensar em novas alternativas para que a ciclomobilidade seja incluída na obra”, disse Fraga, na época.

Representante dos ciclistas na Câmara de Vereador, André Fraga também é o autor do Projeto de Lei (PL) 85/2021, que destina 10% das multas de trânsito a serem aplicadas na mobilidade ativa, através do uso de bicicletas. Em dezembro de 2022, o PL foi aprovado por unanimidade e já foi enviado para sanção do prefeito.

Fonte / Foto: ASCOM Vereador André Fraga – PV

Related posts

Candeias: Pelo 7º ano consecutivo, famílias candeenses são contempladas com a Santa Cesta

Fulvio Bahia

Farol apagado de carro leva a prisão de traficante e apreensão de drogas, revólver e munições no Oeste do Estado

Fulvio Bahia

Lauro de Freitas: Prefeitura auxilia pessoas trans na adequação de nome social

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais