MunicípiosTrânsito

Transalvador promove mais uma edição da Operação Volta às Aulas 

Ação visa intensificar a educação no trânsito.

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) prossegue com mais uma edição da Operação Volta às Aulas. Nesta segunda-feira (13), a ação educativa acontece nas imediações do Colégio São Paulo, no Itaigara, das 11h às 13h30, horário de grande fluxo de embarque e desembarque. Na terça-feira (14), será a vez do Colégio Integral (Pituba) e, na quarta (15), acontecerá no Anchietinha (Loteamento Aquarius). 

Nas portas das unidades escolares, equipes da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) distribuem materiais educativos e orientam pais, responsáveis e estudantes sobre práticas responsáveis no trânsito. O superintendente da Transalvador, Décio Martins, destaca que a Operação Volta às Aulas é uma importante iniciativa para garantir a segurança da comunidade escolar. “Orientando os pais e responsáveis e também os estudantes, podemos ter um trânsito que preserve ainda mais vidas. Com esta ação, queremos mudar comportamentos que possam gerar acidentes e outras fatalidades”. 

A gerente da Gedut, Mirian Bastos, afirmou que o objetivo da operação é alertar os pais para práticas seguras no trânsito. “É um momento educativo, onde todos estão se readaptando ao cenário, é um período em que aumenta o fluxo de veículos em 40%, então aproveitamos para falar do embarque e desembarque, transporte escolar credenciado, evitar utilizar buzinas, além do uso de cadeirinhas. São regras importantes que a Transalvador passa neste momento de volta às aulas. É um processo de orientação que dura todo o ano”. 

Conscientização – O dentista Alisson Oría, de 43 anos, aguardava para buscar o filho, de 12 anos, no Colégio Antônio Vieira. Para ele, a iniciativa é ótima. “A gente sabe que o trânsito é conturbado aqui na hora de deixar e pegar as crianças, então não só orientar os condutores, mas as crianças e funcionários é importante para um tráfego mais fluido e não incomodar tanto os moradores que sofrem com isso. Quanto mais ações educativas houverem, acho excelente”. 

O empresário André Abreu já esperava pelos filhos, André, de 12 anos, e Lara, de 6 anos, e parabenizou a Transalvador pela iniciativa, pois aumenta o respeito pelo trânsito na região. “Eu acho ótimo porque diminui o engarrafamento, as pessoas têm uma tranquilidade maior e há um respeito quando veem os agentes na região”. 

Além da distribuição do material educativo, os agentes orientam, ordenam o tráfego e coíbem infrações comuns, como, por exemplo, o estacionamento em fila dupla. Há também uma intensificação, por parte da Gerência de Sinalização (Gesin), nos trabalhos de reforço das sinalizações dos entornos de diversas unidades de ensino públicas e privadas da capital baiana. Com isso, espera-se aumentar ainda mais a segurança viária dos estudantes, pais e responsáveis. 

A ação, iniciada na semana passada, já percorreu o entorno do Colégio Marista (Patamares), Antônio Vieira (Garcia), Gurilândia (Federação), Módulo Criarte (Caminho das Árvores) e Dom Bosco (Paralela).   

Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Paulo Afonso: Selo UNICEF e Conselho Tutelar se reúnem para discutir sobre o Sipia

Fulvio Bahia

Em reunião com Aiba e Abapa, presidente da Coelba anuncia ações para solucionar déficit de energia no Oeste da Bahia

Fulvio Bahia

Jequié: Prefeitura lança consulta pública para avaliar e colher sugestões para concessão do transporte coletivo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais