Municípios

Sílvio Humberto recebe comitiva de Moçambique

Brasil foi selecionado para a troca de experiências sobre política de terras.

Como parte do plano de ação do processo de revisão do quadro legal e institucional de terras, o vereador Sílvio Humberto (PSB) foi contemplado com a visita da delegação do Ministério da Terra e Ambiente de Moçambique, nesta segunda-feira, 13. A instituição selecionou o Brasil para troca de experiências e recolhimento de informações para contribuição no processo de implementação da Política de Terras aprovada pelo país africano em 2022, no Conselho de Ministros.

A agenda foi articulada pelo presidente da Comissão Especial de Relações com a África e a Diáspora da OAB/BA, Júlio Vilela. A comissão contou com o consultor da Comissão de Revisão da Política Nacional de Terras criada pelo Ministério da Terra e Ambiente de Moçambique, Vicente Manjate, o técnico de Agricultura e Chefe do Secretariado Técnico da Comissão de Revisão da Política Nacional de Terras, Simão Joaquim, que explicou a importância do programa.

“A aprovação da Política de Terras e Estratégia de sua Implementação é uma das principais prioridades do Governo de Moçambique, visando o ajustamento da governação da terra para melhorar o uso e aproveitamento deste que é o maior recurso natural ao serviço do bem-estar dos moçambicanos, através de uma gestão e uso que respeite critérios de equidade de gênero, acesso ao uso e segurança de posse de forma sustentável, enquanto se assegura a sua valorização como fator fundamental de produção”, disse Joaquim.

Cidades irmãs

Na oportunidade, além da experiência de atuação com a relatoria do Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, também foi discutido o Projeto de Lei nº117/2021, de autoria do vereador Sílvio Humberto e que irmana Salvador e Maputo, capital de Moçambique, já aprovado na Câmara Municipal de Salvador, mas no aguardo da sanção pelo prefeito Bruno Reis.

“O Brasil, especialmente a Bahia, tem narrativa histórica sobre questões fundiárias junto aos povos indígenas e comunidades quilombolas. E o nosso projeto dialoga diretamente com o que realizamos nesta conversa, a colaboração, o intercâmbio de conhecimentos sobre políticas públicas e projetos de interesses em comum, nos campos político, econômico, social, cultural e turístico entre as cidades. Uma honra para nosso mandato receber essa comitiva”, assegurou Sílvio Humberto.

Fonte / Foto: ASCOM CMS

Related posts

Obras de educação, esporte e segurança são entregues pelo Governo do Estado em Serrinha

Fulvio Bahia

Juazeiro: Polo UAB abre inscrições para cursos de Licenciatura em Música Popular Brasileira e Gestão de Turismo

admin

Feira de Santana: SMT suspende atendimentos ao público na sede do órgão nesta sexta (08) e próxima segunda-feira (11)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais