Consumir bebida alcoólica antes de dirigir é uma mistura que não combina com a alegria do Carnaval. É por isso que a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) investiu numa campanha de conscientização sobre os riscos desse comportamento. Com o mote “Na Direção, Zero Álcool”, a autarquia vai promover ações educativas e de sensibilização para evitar acidentes. A ação é fruto da parceria da Prefeitura de Salvador, por meio da Transalvador, com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária.
Quatro grandes balões – os chamados blimps – foram colocados em pontos estratégicos da cidade com frases impactantes. Próximo a essas estruturas, veículos queimados, destruídos e ambulâncias alertam sobre os riscos e as consequências de dirigir após ingerir bebida alcoólica. Condutores podem ver essas intervenções nas avenidas Paralela, Tancredo Neves, Garibaldi e Centenário, locais de entrada e saída da cidade e proximidades dos circuitos.
Além disso, agentes de trânsito e técnicos da Transalvador vão distribuir materiais educativos para os foliões nos circuitos e um mega painel foi instalado na Av. Bonocô com a mensagem principal da campanha.
Além de prevenir essa conduta irresponsável, a Transalvador vai reprimi-la por meio da Operação Respeite a Vida, a blitz de alcoolemia. Todos os dias da festa, agentes estarão nas ruas abordando condutores. No Carnaval de 2020, cerca de 3,5 mil motoristas e motociclistas passaram pelas blitze. Desse total, 232 tiveram de ser autuados por infringirem as regras da Lei Seca.
“Neste Carnaval, queremos que os foliões adotem comportamentos responsáveis no trânsito. Pedimos a eles que, se forem beber, usem o transporte público, táxis ou motoristas por aplicativo. A conduta irresponsável de uma pessoa pode levar tristeza para as vidas de várias outras após um acidente no trânsito”, alerta Decio Martins, superintendente de trânsito de Salvador.
Abordagem condutores profissionais – Em mais um ano, a equipe da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) da Transalvador vai às ruas abordar motoristas profissionais para a realização de testes do bafômetro, com o objetivo de inibir o consumo de bebidas alcoólicas por aqueles que estarão trabalhando durante a festa. As ações da Gedut acontecem durante todos os dias de folia, a partir da quinta-feira (16), nas principais estações de ônibus, pontos de táxis e mototáxis, nas regiões de chegada e saída da cidade e nas vias dos circuitos do Carnaval.
Taxistas, motoristas de ônibus, mototaxistas e condutores de carros oficiais da Prefeitura Municipal de Salvador são o público-alvo dessa ação. No momento da abordagem, eles passam pelo teste de alcoolemia. Se for constatado que o profissional consumiu bebida alcoólica, ele sofrerá penalidades administrativas e/ou penais.
No carnaval de 2020, a equipe da Gedut abordou mais de 4,5 mil condutores profissionais, sendo 1.472 taxistas, 1.103 motoristas de ônibus, 219 mototaxistas e 1.694 motoristas da Prefeitura de Salvador.