Carnaval

Salvamar registra seis afogamentos no pré-Carnaval

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) registrou seis afogamentos, no período do pré-Carnaval (Fuzuê, Furdunço e Pipoco), sem vítimas fatais. Entre as seis pessoas resgatadas do mar, três eram turistas.

Além dos afogamentos, a Salvamar realizou 2.577 prevenções, sendo 2.566 ativas – que ocorrem por meio de orientação verbal ou utilização de apitos, visando retirar banhistas de locais que oferecem risco de afogamento – e 11 passivas, feitas por ações preventivas diversas. Também foram registradas duas situações de socorro, na praia e em via pública: um suporte integrado com o Grupamento Marítimo (Gmar), para atendimento de uma pessoa com embriaguez e um suporte e orientação a uma pessoa com ferimento no supercílio.

O órgão atuou no pré-Carnaval por meio do posto avançado da Barra, situado na Praia do Farol, próximo ao Restaurante Barravento. Nesta quarta-feira (15), devido ao desfile do Habeas Copus, com bandinhas tradicionais no Circuito Sérgio Bezerra (Farol ao Morro do Cristo), a Salvamar vai atuar das 17h até meia-noite no local, com um efetivo de cinco agentes de salvamento.

Durante o Carnaval, o órgão atuará com um efetivo de 227 agentes, distribuídos no circuito Dodô (Barra-Ondina), das 8h às 20h, e nas demais praias da orla sob responsabilidade da Salvamar (trecho Jardim de Alah a Ipitanga, além das ilhas de Maré e dos Frades).

Orientações – Para o período, o coordenador e chefe de planejamento da Salvamar, Kailani Dantas, dá algumas orientações, no sentido de evitar os afogamentos e demais ocorrências. A principal recomendação, segundo ele, é não fazer a combinação bebida com o banho de mar, pois esse é o maior fator de risco para os afogamentos. Também é bom evitar subir nas rochas, para fazer fotos e vídeos, devido ao risco de queda.

Para evitar os casos de mal-estar, a dica é buscar se alimentar bem e não virar a noite para, em seguida, ir à praia tomar banho de mar. “Estamos verificando muitas ocorrências de hipoglicemia e vertigem pela manhã, por causa disso. Recomendo atenção redobrada com as crianças, porque temos muitas ocorrências de menores perdidos no período”, alerta.

Fonte e Foto: SECOM

Related posts

Trânsito nas Rua Manoel Barreto e Djalma Ramos terá mudanças para Carnaval; confira

Fulvio Bahia

Celebrando a Brasilidade, Expresso 2222 desembarca em mais um Carnaval

Fulvio Bahia

Hemoba lança campanha de doação de sangue com candidatos a Rei Momo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais