Carnaval

After Batekoo promete levar alegria, arte e diversidade durante madrugadas na Praça Castro Alves

O Carnaval de Salvador traz neste ano, pela primeira vez, um dos maiores movimentos negros, periféricos e LGBTQIAP+ do país como atração: o Batekoo. Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, da 0h as 3h, a plataforma cultural vai levar alegria e arte para os foliões na Praça Castro Alves após a passagem do último trio – a famosa festa ‘after’.

Fundado em 2014 por Maurício Sacramento e Wesley Miranda, o Batekoo surgiu como uma festa despretensiosa no bairro do Rio Vermelho que logo ganhou notoriedade e se consolidou em seis estados, por promover o respeito e a diversidade.

Conhecido artisticamente como FreshPrincedaBahia, Sacramento exalta a participação no carnaval. “É muito gratificante participar pela primeira vez da maior festa de rua do planeta e ver que a Prefeitura de Salvador está olhando tanto para os novos movimentos quanto para a nova cena artística baiana. Queremos promover a comunhão, celebrar nossas existências e a diversidade. O After Batekoo está aberto para todos”, afirma.

Maurício Sacramento também valoriza o local escolhido para as apresentações. Para o artista, a Praça Castro Alves é o cenário ideal para a estreia do After Batekoo no carnaval da cidade. “É muita responsabilidade. Estamos muito felizes por estarmos nos apresentando na Castro Alves. É um local histórico para o carnaval soteropolitano e, para mim, traz a ideia de recomeço e força do movimento negro”, pontua.

Pedro Tourinho, secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), enaltece o trabalho dos jovens soteropolitanos e a parceria com o movimento na promoção da diversidade durante o festejo momesco. “Batekoo é reconhecida internacionalmente como uma das mais importantes plataformas de cultura e entretenimento negro LGBTQIAP+ que temos atualmente. Possui eventos em diversas cidades do país, realizou um festival para mais de dez mil pessoas no final do ano passado em São Paulo, e é soteropolitana”, disse.

“Seus fundadores são jovens da periferia de Salvador. Nada mais natural do que a própria cidade reconhecer a importância e fazer uma parceria para fazer o carnaval de um ponto fundamental da folia: a Praça Castro Alves”, completou Tourinho.

Alan Costa, um dos líderes do AfroBapho, que é uma das atrações da festa, fala sobre a expectativa para os cinco dias de apresentações performáticas. “Recebemos com muito carinho a possibilidade de mostrar nosso trabalho. A gente pretende levar o que construímos sempre. Apresentaremos muita cultura, arte e diversão, unindo ritmos afrodiaspóricos com movimentos de dança que valorizam e afirmam nossas identidades”, disse.

Fonte e Foto: SECOM

Related posts

Fiscalização apreendeu mais de 3 mil objetos perigosos nos circuitos do Carnaval

Fulvio Bahia

Bailinho de Carnaval leva alegria e diversão para crianças acolhidas pelos CAAC’s

Fulvio Bahia

Arena do Samba leva ritmo genuinamente baiano para a Praça da Cruz Caída a partir deste sábado (18)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais