CarnavalMeio AmbienteSustentabilidade

Carnaval Sustentável: Sete camarotes aderem ao programa da Secis em 2023

Transformar o espaço do camarote em um lugar capaz de integrar as questões sociais, econômicas e ambientais. Esse é o objetivo do selo “Eu Promovo o Carnaval Sustentável”, promovido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Promoção Animal (Secis). O selo de autenticação sustentável acreditará os camarotes que estabelecerem boas práticas ligadas à sustentabilidade.

No total, sete camarotes instalados nos circuitos oficiais da folia aderiram ao programa em 2023. Para participar do projeto, os estabelecimentos tiveram que cumprir pelo menos 30% dos critérios pré-estabelecidos como o uso de campanhas contra a violência sexual, políticas de combate a LGBTfobia, acessibilidade, bem como programas de inclusão social e de minoração de emissão de gases, dentre outros indicadores. Nesta quinta-feira (16), na abertura oficial da folia, os camarotes participantes receberão um selo de adesão ao projeto.

Durante a festa, técnicos da Secis e especialistas em sustentabilidade realizarão visitas técnicas aos espaços para fiscalizar se as boas práticas sustentáveis estão sendo aplicadas pelos camarotes. A cada ação sustentável praticada pelo estabelecimento, haverá uma pontuação pré-determinada, que foi construída inspirada em criteriosa base de avaliação.

A partir da pontuação alcançada, será concedido o selo baseado em critérios definidos sob a curadoria do Sistema B e a Startei. Na ação, também será estabelecido um ranking dos espaços mais sustentáveis.

“Nosso objetivo é que os camarotes montados para folia promovam a festa com a aplicação de práticas com impactos positivos nas áreas sociais, econômicas e ambientais. Para isso, estabelecemos uma criteriosa avaliação, pautada em padrões internacionais, para que os estabelecimentos possam adaptar os processos de acordo com as boas práticas de sustentabilidade. Vamos mostrar que é possível fazer a maior festa de rua do mundo de forma sustentável”, destacou a titular da Secis, Marcelle Moraes.

Participantes da campanha:

– Camarote Club

– Camarote Salvador

– Camarote Mirante do Gigante

– Camarote Expresso 222

– Camarote Harém

– Camarote Planeta Band

– Camarote Brahma

Fonte e Foto: SECOM

Related posts

Fundo Amazônia recebe R$ 3,3 bilhões em doações

Fulvio Bahia

Campanha Árvore da Sorte troca sementes por plantio de árvores

Fulvio Bahia

Banco Mundial alerta para dano permanente do desmatamento na Amazônia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais