Em dois dias de festa foram mais de 600 testes realizados.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está com uma série de ações nas áreas da saúde no Carnaval de 2023. Em Salvador e no interior do estado, os hospitais trabalham com reforço nos plantões, nos circuitos de Salvador e de Porto Seguro foram instalados postos de testagem para a realização de testes rápidos que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C, e distribuição de mais de um milhão de preservativos.
Uma foliã que esteve em um dos postos instalados no circuito realizou o teste e reforçou a importância da prevenção para o cuidado coletivo com a saúde durante o Carnaval. “A prevenção é o primeiro caminho. E tendo essa unidade, com uma estrutura toda equipada, na festa, facilita muito! Eu chamei meus amigos, porque eu já fiz o teste e sei da confiabilidade dele e passei essa informação para eles a fim de que esse convite se torne uma coisa mais regular”, relatou.
Conforme a titular da pasta, Roberta Santana, em dois dias de festa foram mais de 600 testes realizados. Ela também explica que toda a estrutura foi pensada para garantir a assistência ao folião sem comprometer o atendimento de rotina nas unidades. “Vamos reforçar as equipes nos hospitais e unidades de emergência, intensificar as ações de vigilância à saúde e realizar ações de comunicação voltadas para a doação de sangue e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis. As equipes da secretaria também fazem inspeções diárias nas unidades de saúde com o objetivo de verificar, entre outros itens, a necessidade de substituição ou suplementação de material”, adiantou a secretária.
A secretaria mantém postos para testagem rápida para ISTs instalados na Avenida Centenário, na Barra, e na Avenida Milton Santos, em Ondina. No interior, um posto de testagem será montado em Porto Seguro, na Passarela do Descobrimento.
Reforço nos plantões em hospitais da capital e do interior
Para atender acidentes de grandes proporções, o Governo do Estado conta com uma estrutura para assistência às múltiplas vítimas instalada no Hospital Geral do Estado (HGE). “Depois de dois anos sem festa, temos a certeza que vamos realizar um Carnaval memorável, garantindo saúde e assistência para baianos e turistas”, completa Santana.
Na capital, os hospitais Geral do Estado (HGE), Roberto Santos (HGRS), Ernesto Simões (HGES) e Subúrbio (HS) estão prontos para receber, se necessário, ocorrências de maior gravidade. Ainda em Salvador, as unidades de emergência de Pirajá, Curuzu, Cajazeiras terão um reforço nas equipes de assistência. Já no interior, há aumento do número de profissionais em dez hospitais que estão prontos para atender ocorrências de 22 municípios.
Atendimento especializado
Localizado no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, o serviço e estará pronto para acolher mulheres, adolescentes e trans a partir de 12 anos expostas a situações de abusos e violência sexual. A unidade estará de prontidão para atender possíveis vítimas 24 h por dia, com uma equipe multiprofissional com médicos ginecologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e farmacêuticos.
Fonte / Fotos: SECOM GOVBA