Quem estiver na cidade durante o período carnavalesco e quiser ter um dia de lazer fora dos circuitos oficiais da festa, terá como opção curtir os parques municipais de Salvador. Além de proporcionar contato maior com a natureza, ambos os espaços possuem equipamentos que poderão promover atividades interessantes e momentos de lazer prazerosos.
Seis parques estarão disponíveis para visitação dos soteropolitanos no período festivo. Os parques da Cidade, situado no Itaigara, e dos Ventos, na Boca do Rio, funcionarão como de costume: de terça a sábado, das 5h às 22h, e no domingo e feriado das 5h às 19h.
Parque da Cidade – Quem for ao Parque da Cidade poderá apreciar a vegetação abundante que o local abriga, além de contar com espaço para oficina de grafite e meditação, circuito de slackline, quadras de futebol e vôlei, pista de skate, sala de mosaicos e outros espaços.
Parque dos Ventos – Já no Parque dos Ventos o visitante tem 14 opções de lazer e espaços esportivos, inclusive para atletas profissionais. O parque tem opções para quem gosta de esportes como parkur, slackline e até skate. O funcionamento é de terça a quinta, das 5h às 19h; e de sexta, sábado, domingo e feriados, das 5h às 20h.
Lagoa dos Dinossauros – O parque Lagoa dos Dinossauros, localizado no Stiep, também é uma alternativa para quem quer recarregar as energias depois de correr atrás do trio ou, apenas, quer aproveitar o período para descansar. O espaço estará disponível para visitação de terça a domingo das 8h às 17h.
Lá o visitante encontra um grande acervo de réplicas de diferentes tipos de dinossauros pré-históricos. O espaço também encanta pela diversidade da vegetação e dispõe de trilha em concreto, área para capoeira, parque infantil, espaço para piquenique, píer, paraciclos e estacionamento.
Lagoa dos Pássaros – A Lagoa dos Pássaros, também no Stiep, funciona neste período de Carnaval das 6h às 17h. O local permite ótimos momentos de lazer e diversão para toda a família com espaço propício para passeios e piqueniques.
Jardim Botânico – O Jardim Botânico, localizado em São Marcos, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h. Um passeio no local pode trazer experiências como caminhar em uma trilha repleta de paus-brasil – um dos exemplares mais cobiçados pelos portugueses na época do Brasil Colonial. No local há diversos tipos de vegetais, mas o que possui presença mais marcante no parque é o oitis, que com sua folhagem densa, torna o cenário ainda mais encantador.
No parque há um herbário – coleção científica de plantas secas – para estudo e pesquisa. O espaço abriga ainda uma intervenção do artista plástico Bel Borba intitulada Portão de Exú.
Fonte e Foto: SECOM