O ponto de testagem para Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barris não contabilizou resultados positivos para a doença no último sábado (18). Ao todo, 12 pessoas buscaram voluntariamente o serviço para realizar o exame no terceiro dia oficial de folia em Salvador.
Desde o início da estratégia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na última sexta (17), 32 pacientes foram acolhidos pela tenda e dois tiveram diagnóstico para a Covid-19, que foram orientados a se isolar para evitar a disseminação do vírus. Com mais de sete milhões de doses aplicadas, a capital baiana criou uma importante barreira sanitária através da vacinação para proteger a cidade contra a doença.
“Salvador está cheia de turistas, o povo voltou às ruas após esse hiato de dois anos do Carnaval e estão realmente celebrando a vida juntos. A tenda montada especialmente para dar suporte a esse momento de folia é um termômetro de que estamos com ações acertadas na vacinação, única arma para vencer a batalha contra o vírus”, explica a vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos.
A gestora lembra ainda que o local está de prontidão para acolher aqueles que apresentarem sintomas gripais para evitar a propagação da doença para outros foliões e até mesmo familiares e pessoas próximas. “Pedimos para que a população colabore. Se estiver com sintomas, utilize os equipamentos de proteção, busque imediatamente a tenda e, em caso de resultado positivo, se isole para uma boa recuperação. Essa atitude individual vai evitar um transtorno coletivo, pois reduz significativamente a chance de ‘surtos’ após o Carnaval. Paralelamente, para evitar o contágio e a superlotação das unidades, o cidadão deve manter a carteira de vacinação atualizada”.
O procedimento é realizado através da coleta da amostra de secreção do nariz do paciente pelo swab (cotonete) e o laudo sai em até 45 minutos. As pessoas que apresentam resultado positivo são atendidas por um médico, que passa as recomendações sobre como se preservar no período de isolamento e outras orientações. Caso o cidadão apresente sintomas mais graves, é avaliada a necessidade de encaminhamento para UPA ou internamento hospitalar.
Além do ponto de testagem nos Barris, que funcionará até terça (21), entre 8h e 20h, o serviço também pode ser encontrado em todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Prontos Atendimentos (PAs) durante a folia. Nas unidades de urgência e emergência, o teste só é disponibilizado após avaliação médica no paciente sobre a necessidade de realização do procedimento.
Fonte e Foto: SECOM