Prefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Defesa Civil altera data da capacitação de voluntários para a próxima sexta-feira (10)

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) alterou, para a próxima sexta-feira (10), a realização da capacitação de novos voluntários. Eles vão atuar com ações de prevenção nas comunidades, ajudando em situações de emergência nas áreas de risco. O encontro acontece no auditório do órgão, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), a partir das 8h.

Os interessados em participar podem se inscrever através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf7n4xBRp3nOlp_q10Po76Vjys_WVvRSNOqUSEiJ5Tky6rs-g/viewform . A subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana, reforça a importância na participação dos cidadãos.

“Agora, principalmente, é a época mais importante para que as capacitações aconteçam. Até porque, a partir deste mês de março, começam as chuvas mais intensas. Para nós, é essencial ter voluntários envolvidos no processo, pessoas que quando entendem o que é a prevenção, é fundamental”, declara.

A formação é feita todos os meses, com capacidade de receber até 60 pessoas. “Além disso, fazemos simulados de evacuação nas comunidades aos sábados e convidamos que eles participem neste dia também, para entender como cada ação de prevenção impacta no sucesso da ação”, completa Fabiana.

Funcionamento – O Programa de Voluntariado da Defesa Civil foi instituído através do Decreto 26.459/2015. A atividade é realizada em conformidade com a Lei Federal nº 9.608/1998, não gerando vínculo empregatício nem remuneração de qualquer tipo, devendo para tanto o interessado assinar o correspondente Termo de Adesão ao Serviço Voluntário.

A iniciativa visa incentivar e inserir o cidadão nas atividades da Defesa Civil, para que ele compreenda a importância da atuação na redução de riscos com potencial de provocar acidentes, estimulando-o a se tornar um colaborador nas ações promovidas pelo órgão. O voluntário irá colaborar com atividades de informação, instrução e mobilização da população em relação aos riscos de desastres e ações de socorro e resposta, no caso da ocorrência de desastres.

Mais de mil pessoas já foram formadas desde o início do programa. Em 2022, cerca de 443 voluntários receberam formação dentre voluntários inscritos através do site, conselheiros e lideranças comunitárias, dentre outros públicos.

Fonte e Foto: SECOM

Related posts

Prefeitura de Salvador cobra taxa de R$ 10 reais para processo seletivo de vagas temporárias de trabalho no Carnaval 2024

Fulvio Bahia

SSP atende solicitação da DSIP e deflagra ‘Operação Metallis’ para coibir furtos de fios na capital baiana

Fulvio Bahia

Ações buscam intensificar prevenção do câncer de mama e colo do útero na capital 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais