EconomiaPrefeitura Municipal de SalvadorSaúde

Sempre realiza projeto Empreender é com Elas, para profissionalizar mães de filhos com deficiência

A Prefeitura de Salvador lança neste sábado (11) o projeto ‘Empreender é com Elas’, iniciativa da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) que visa profissionalizar mães de filhos com deficiência que participam de associações ou ONGs atendidas pela pasta. O evento ocorrerá no Espaço Colabore, no Parque da Cidade, das 8h30 as 11h30.

A ação ocorre em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (08), levando em conta que grande parcela de mulheres que se tornam mães de filhos com deficiência ficam impossibilitadas de concluir os estudos e ter uma carreira profissional, pois precisam dispensar total dedicação ao cuidado de seus filhos.

“Precisamos pensar em políticas públicas para porem fim a diversos dilemas que afligem essas mulheres. Problemas que vão desde baixa autoestima, depressão, ansiedade até a ausência de apoio familiar. Essas mães, por vezes, convivem com a árdua tarefa de conciliar o cuidado do filho com deficiência com o sustento da casa. Porém, com a garantia de direitos, podemos auxiliar na construção da independência dessas mulheres”, frisou Júnior Magalhães, secretário da Sempre.

A meta, explica o gestor, é firmar parcerias para a implementação de cursos com associações ligadas aos direitos de pessoas com deficiência, a exemplo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador (Apae), Associação de Microcefalia e Acolhimento com Empatia (Amae), Associação De Mães, Amigos e Pais Extraordinários (Amape), Associação Baiana dos Deficientes Físicos (Abadef) e Ser Down, dentre outras. O objetivo é que essas mulheres possam empreender nas áreas de alimentação, confecção de bijuterias, doces e salgados, corte e costura, artesanato e outras de interesse.

As atividades serão realizadas em parceria com outras secretarias da Prefeitura de Salvador. Cada turma terá até 30 alunos, com três meses de formação teórica e prática, e aulas nas modalidades presencial e educação a distância (EAD).

Cronograma de atividades:

Março: três oficinas práticas na área de culinária ofertadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec).

Abril: oficinas sobre os primeiros passos para empreender ofertadas pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis).

Maio: palestras de autoestima e autocuidado ministradas pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

Fonte e Foto: SECOM

Related posts

Bitcoin sobe mais de R$ 42 mil em menos de 24h e bate novo recorde histórico em US$ 75.300

Fulvio Bahia

Setor de serviços cresce 1,7% em junho e atinge patamar recorde

Fulvio Bahia

SineBahia oferece vagas de emprego em Salvador e RMS nesta sexta (05)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais