Ação SocialCulturaMulher

Março Mulher: Roda de Samba para mulheres em situação de rua acontece nesta segunda-feira (13)

O objetivo da ação é o de promover uma atividade especial de promoção à saúde das mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através das Equipes dos Consultórios de Rua Gamboa e Pelourinho, promove uma “Roda de Samba da Mulherada”, voltada para mulheres em situação de rua. A atividade acontece nesta segunda-feira (13) às 17h no Elevador Lacerda, Comércio, e faz parte da campanha Março Mulher.

O objetivo da ação é o de promover uma atividade especial de promoção à saúde das mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social, com investimento em atividades lúdicas e artísticas, por meio de práticas de dança, música, além de bate-papo sobre as vivências dessas mulheres. De acordo com a referência da área técnica da população em situação de rua da SMS, Elisabete Campos, a ideia da roda é construir e oportunizar o diálogo sobre a vivência das mulheres em situação de rua com temas da sexualidade; maternidade; trabalho e projetos de vida.  

“Nesse contexto, a música é elemento que organiza e amplia sentidos. A troca promovida pelos compartilhamentos é capaz de mobilizar o autocuidado e a educação emocional e a construção de vínculos sociais. As atividades de promoção em saúde, mais do que educativas, ambicionam a valorização dom conhecimento popular e a participação social”, explica. 

Programação – Durante todo o mês, a SMS montou uma programação especial para o Março Mulher, movimento que ocorre anualmente para celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, além de debater e conscientizar a população em geral sobre desigualdades de gênero, machismo, feminicídio e demais tipos de violência. A campanha mobiliza unidades e profissionais de saúde para promover e incentivar o cuidado com a saúde integral da mulher, o bem-estar físico, psicológico e social. A programação pode ser conferida no site www.saude.salvador.ba.gov.br . 

Fonte: ASCOM PMS
Foto: Derlei Correia | Caderno Baiano

Related posts

Cerca de 100 instituições afro-baianas são homenageadas pelo movimento Salvador Capital Afro

Fulvio Bahia

ENTRE ELAS, uma série para mulheres conversarem sobre dinheiro

Fulvio Bahia

Como pessoas próximas podem apoiar a mulher em situação de violência. Assista

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais