EconomiaMeio AmbienteSustentabilidade

Cartilha que ensina baianas de acarajé a transformarem dendê em sabão será lançada nesta quarta-feira (15)

A cartilha traz um manual de como as baianas e baianos de acarajé podem aproveitar o azeite de dendê usado para transformá-lo em sabão artesanal

A Comissão de Emergência Climática e Inovação para Sustentabilidade da Câmara Municipal de Salvador (CMS) vai lançar a Cartilha da Baiana de Acarajé Sustentável nesta quarta-feira (15), às 16h, no Memorial das Baianas, localizado na Praça da Sé, ao lado do Monumento da Cruz Caída.

A cartilha traz um manual de como as baianas e baianos de acarajé podem aproveitar o azeite de dendê usado para transformá-lo em sabão artesanal. A iniciativa é fruto de uma parceria da Comissão da CMS com a Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Coordenadora da pesquisa que resultou na cartilha, Angela Machado Rocha, professora do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA (ICS), diz que cada uma das 4 mil baianas existentes hoje em Salvador geram, em média, 5 litros de óleo por dia, totalizando em 20 mil litros descartados diariamente. Já de acordo com Rita Santos, presidente da Abam, a estimativa é que apenas 1% das baianas utilizam os resíduos para a produção de sabão, enquanto as demais descartam em bueiros ou até mesmo na areia da praia.

O resultado são tubulações entupidas, contaminação do solo e das águas marítimas e nas estações de tratamento (quando descartadas em pias). “Queremos que a cartilha seja uma solução simples, prática e democrática para o problema ambiental que é o descarte inadequado de grandes volumes de óleo. O sabão artesanal gerado pode servir ainda para gerar uma renda extra e ativar a economia circular”, defende o vereador André Fraga (PV), presidente da comissão responsável pela cartilha.

Serviço
O quê? Lançamento da Cartilha da Baiana de Acarajé Sustentável
Onde? Memorial das Baianas, na Praça da Sé, ao lado do Monumento da Cruz Caída.
Quando? Quarta-feira, 15 de março, às 16h.

Fonte / Imagem: ASCOM Ver. André Fraga

Related posts

ALBA: Executivo pretende implantar Programa Agente Jovem Ambiental na Bahia

Fulvio Bahia

Salvador vai receber edição do IT Fórum, maior evento de tecnologia da América Latina

Fulvio Bahia

Feira de Santana: População pode contribuir para elaboração da LOA 2024 a partir desta terça-feira (30)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais