Câmara Municipal de SalvadorClima / TempoPolítica

Câmara recebe relatório de recomendações sobre o clima

Documento entregue ao presidente Carlos Muniz foi elaborado por meio da Assembleia Cidadã do Clima

O relatório de recomendações da Assembleia Cidadã do Clima de Salvador, com ações de adaptação e mitigação das mudanças climáticas, foi entregue ao presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Muniz (PTB), na manhã desta segunda-feira (20), em solenidade no Salão Nobre da Casa.

Elogiando a iniciativa, o presidente do Legislativo Municipal recebeu o documento das mãos de representantes da Assembleia, de entidades da sociedade civil que atuam na agenda climática , além da vereadora licenciada Maria Marighella, que presidiu a Frente Parlamentar Mista Ambientalista da Câmara Municipal no biênio 2021/2022 e é presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Muniz afirmou que o documento ganha ainda mais importância por ter sido elaborado em conjunto com a população. “É um trabalho feito pelo povo. A questão climática é um problema que é do povo de Salvador, da Bahia e do mundo. Será meu livro de cabeceira até que eu tenha uma conclusão e contribua com algumas ideias também”, pontuou o presidente da Casa.

“Salvador foi uma das três cidades selecionadas, por meio da Frente Parlamentar, que se credenciou para receber essa Assembleia Cidadã e sua metodologia”, destacou a vereadora licenciada Maria Marighella. O projeto foi realizado pelo Coletivo Delibera Brasil, organização sem fins lucrativos que objetiva contribuir para o fortalecimento e aprofundamento da democracia brasileira.

Plano

Maria Marighella ressaltou que, durante seis semanas, foram avaliados clima, orçamento e necessidades de Salvador por especialistas e  40 moradores da capital baiana, recrutados por sorteio, para que pudessem deliberar e refletir sobre o  Plano Municipal de Mitigação e Adaptação das Mudanças do Clima (PMAMC).

O documento aponta quais ações previstas e indicadas no Plano devem ser priorizadas para a execução do orçamento já existente, considerando um valor total estimado de R$ 3,8 bilhões em investimentos até 2025. São iniciativas como programas de habitação para quem mora em áreas de risco; estabilização de encostas; melhor mobilidade para redução da emissão de gases de efeito estufa.

“O conteúdo final mostra que toda iniciativa que mexe com o coletivo deve chamar a população para o diálogo. O que vocês vão viram hoje, sendo entregue ao presidente da Câmara, é fruto de muita pesquisa, análise, estudos e um mergulho no tema”, destacou a vereadora licenciada.

Fonte: ASCOM CMS
Foto: Divulgação

Related posts

Presidente da CPMI do 8 de janeiro impõe restrições à imprensa

Fulvio Bahia

STF debate retirada de conteúdos ofensivos da internet

Fulvio Bahia

Marta Rodrigues cobra projeto para estruturas de trabalhadores na orla de Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais