MulherMunicípiosViolência Contra a Mulher

Juazeiro: Vítimas de violência doméstica encontram apoio na Rede de Proteção à Mulher

Os filhos das vítimas também são acompanhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)

Para apoiar e acolher as mulheres vítimas de violência doméstica, uma rede de instituições prontas para o enfrentamento faz a diferença em Juazeiro. A Rede de Proteção à Mulher do município atua desde o atendimento inicial da vítima e dos seus filhos, até o acompanhamento do agressor, a fim de interromper o ciclo de violência.

Fazem parte da Rede, a Prefeitura de Juazeiro, através do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam) e da Patrulha Maria da Penha (Guarda Civil Municipal), a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Ronda Maria da Penha (Polícia Militar/BA), Casa Abrigo Regional, 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Juazeiro e Defensoria Pública da Bahia.

A coordenadora do Ciam, Sônia Lima, explica como a mulher deve proceder em caso de violência. “O primeiro passo é fazer a denúncia à Deam. Caso esteja fechada, a denúncia pode ser feita em uma delegacia comum. Em seguida, é importante que procure o Ciam, seja por demanda espontânea ou encaminhada por algum órgão. No Ciam prestamos assistência jurídica e psicossocial, acolhemos essa vítima e a acompanhamos tanto durante o processo, como em caso de medida protetiva”, informa a gestora.

A atuação da Rede não para por aí. Os filhos das vítimas também são acompanhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e uma articulação das instituições que compõem a Rede de Proteção, vem buscando alternativas para a criação de um grupo de apoio aos agressores, com o objetivo de ressocializar esses homens e interromper o ciclo de violência familiar. “Eu sempre digo que, em casos de violência familiar, toda a família merece atenção, inclusive os agressores. Precisamos cuidar desses homens para que eles deixem de ser agressores”, reflete a prefeita Suzana Ramos.

Telefones Úteis

Ciam: (74) 99927-7677

Deam: 3613-1996

Central de Atendimento à Mulher: 180

Polícia: 190

Guarda Municipal: 3611-9880

Creas: 3612-1632

Ronda Maria da Penha: 3614-7141/ (74)98863-2793 (Plantão)

Ministério Público: 3611-4981

Defensoria Pública: 3611-1576

1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Juazeiro: 3614-7142

Fonte / Foto: ASCOM PMJ

Related posts

CNJ afasta desembargador que falou em mulheres loucas atrás de homens

Fulvio Bahia

Serrinha: Município dá início na campanha de vacinação antirrábica 2023 na segunda-feira (31)

Fulvio Bahia

Limpurb lança campanha para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais