HomenagemMunicípios

Feira de Santana: Com resgate e conscientização, Dia das Raízes Africanas é celebrado na cidade

Encontro reuniu adeptos dos cultos de matrizes africanas

Conscientização, representatividade e cultura predominaram no estacionamento do Paço Municipal com o Encontro das N’danjis do Axé de Feira de Santana, em alusão ao Dia Nacional das Raízes de Matrizes Africanas, comemorado nesta terça-feira (21).

Com músicas e danças típicas, o encontro reuniu adeptos dos cultos de matrizes africanas, que fomentaram discussões sobre religiosidade e o resgate às tradições ancestrais.

“A ideia desse evento surgiu devido a um sentimento de exclusão perante a nossa sociedade, que não está acostumada a nos olhar de forma aceitável. Temos que comemorar essa data, pois é momento de reconhecimento e liberdade aos nossos cultos e nossas tradições. Este momento é único e é o primeiro de muitos outros que estão por vir”, diz o presidente do Conselho das Comunidades Negras e Indígenas de Feira de Santana (Condecmi), Aristides Maltez.

A data foi instituída pela Lei 14.519/23, sancionada em janeiro deste ano, para, além de celebrar, combater ataques e preconceituosos perante outras culturas. Segundo a presidente do núcleo pedagógico da MoviAfro, Edivânia Vitória, o dia difunde a necessidade de haver mais discussão e fomento de políticas públicas sobre o assunto.

“Nosso povo vive violência e racismo religioso por conta da sua matriz africana. Precisamos de mais políticas públicas ativas, e que o nosso povo se una cada vez mais para pedir que as leis sejam executadas com todo rigor”, pontua.

A iniciativa teve apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Secretaria da Mulher, que foi responsável pela organização e articulação do evento.

“Com nosso núcleo de direitos humanos e departamento de igualdade racial, nossa participação teve como objetivo apoiar e fomentar encontros como esse, que celebram as tradições e o resgate da cultura africana”, destaca a secretária da mulher, Gerusa Sampaio.

Fonte: ASCOM PMFS
Foto: Jorge Magalhães

Related posts

Feira de Santana: Prefeitura monta esquema de atendimento especial para período de matrículas

Fulvio Bahia

Gandu: Workshop promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico reúne dezenas de participantes

Fulvio Bahia

Serrinha: Município dá início na campanha de vacinação antirrábica 2023 na segunda-feira (31)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais