Os gestores irão debater temas e trocar experiências de projetos e estudos de tecnologias migratórias implantadas, que tornam as cidades cada vez mais digitais e modernas.
As experiências desenvolvidas na área de tecnologia pela Prefeitura de Salvador estão sendo apresentadas no Smart City Expo Curitiba 2023, que acontece entre quarta-feira (22) e sexta-feira (24), na capital paranaense. Representam a administração municipal no evento os secretários de Articulação Comunitária e Prefeituras Bairro (SACPB), Luciano Sandes, e de Inovação e Tecnologia (Semit), Samuel Araújo, além do diretor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop), Ângelo Magalhães.
Durante o evento, os gestores irão debater temas e trocar experiências de projetos e estudos de tecnologias migratórias implantadas, que tornam as cidades cada vez mais digitais e modernas. Salvador vem se tornando referência em cidade inteligente no país e avança no que diz respeito ao uso de sistemas integrados a pessoas. A capital utiliza energia, materiais e serviços para catalisar o desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida dos soteropolitanos.
Através do projeto Iluminando Nosso Bairro, por exemplo, a Dsip já modernizou 100% da cidade, com mais de 170 mil pontos de LED, tecnologia que permite melhor luminosidade com menor custo de manutenção. Além disso, seis avenidas já possuem a telegestão, sistema que de monitoramento em tempo real da iluminação presente, onde torna-se possível realizar as telemetrias e dimerização (variação da potência), gerando uma melhor gestão e eficientização do consumo de energia elétrica.
Há também um projeto piloto de telegestão da iluminação dos mobiliários esportivos urbanos com o “Clareou, é Gol”, em que é possível monitorar o comportamento dos equipamentos em conjunto com um sistema de gestão. A tecnologia para os campos e quadras da cidade permite agendar o horário da partida, e a iluminação é acionada no momento de utilização, gerando um aumento da vida útil dos equipamentos e redução do consumo.
O diretor da Dsip destacou que a cidade possui estratégias e ações para se tornar cada vez mais inteligente. “O intercâmbio de ideias é extremamente importante para o avanço tecnológico de Salvador, com o objetivo de desenvolver uma infraestrutura tecnológica para transformação da cidade em uma capital ainda mais eficiente. A atual gestão se orgulha de usar a tecnologia na modernização de serviços públicos municipais, que promovem melhor qualidade de vida para população”, afirmou Ângelo Magalhães.
Fonte: Ascom/Dsip-Semop
Foto: Jefferson Peixoto