O Museu Vivo na Cidade atua ao longo de 15 anos realizando ações de preservação da Memória Histórica da Bahia e do Brasil
Para celebrar os 474 anos da fundação da primeira capital do Brasil, o Museu Vivo na Cidade, organização que tem o objetivo de preservar a memória histórica do Brasil, irá encenar a chegada de Tomé de Souza a Salvador. Na encenação, que acontecerá na Câmara Municipal, no dia 29 de março, às 16h, serão retratados os personagens Caramuru, o Cacique Taparica, a índia Catarina Paraguaçu e o padre jesuíta Manuel da Nóbrega. Além do esquete teatral, outros eventos acontecerão no dia 29, como o lançamento da instalação da Guarda Histórica que se estabelecerá na porta da Câmara Municipal de Salvador, o acionamento do sino da Torre do Paço, além de exibição de filme e apresentação do Coral da Câmara.
Nossa cidade
A cidade foi fundada com o nome de Cidade do Salvador e foi a capital do Brasil de 1549 a 1763. A data oficial de sua fundação foi determinada pela portaria 299 de 11 de março de 1952, assinada pelo então prefeito Osvaldo Veloso Gordilho, e marca o dia em que o português Tomé de Sousa (1503 – 1579) desembarcou no atual Porto da Barra, em 29 de março de 1549, dando início à construção da cidade-fortaleza.
Ele havia sido nomeado primeiro governador-geral do Brasil pelo rei Dom João III (1502 – 1557). Chegou com seis embarcações, trazendo mais de mil pessoas para o país. No Regimento de Thomé de Souza, além da determinação da criação de uma cidade-fortaleza, mencionam-se as traças (desenhos em planta baixa) e amostras (desenhos em elevação), concebidas por Miguel de Arruda, Mestre das Obras Régias, e entregues a Luís Dias, o mestre de obras encarregado da execução da tarefa de erguer Salvador conforme um plano predefinido, que permitia, no entanto, a adequação às peculiaridades do sítio escolhido.
Este lugar deveria possibilitar a construção de uma cidade fortificada em um ponto alto e defensável, a facilidade do abastecimento de água doce e de alimentos, portanto, precisava ter terras férteis e, um ponto fundamental, um porto seguro para a atracação de navios e importação e exportação de mercadorias.
Serviço
Encenação da Fundação de Salvador
Quando: 29/03
Onde: Câmara Municipal de Salvador
Horário: 16h
O Museu Vivo na Cidade atua ao longo de 15 anos realizando ações de preservação da Memória Histórica da Bahia e do Brasil. Apoie a manutenção do nosso projeto através da vakinha on-line:
hmps://www.vakinha.com.br/1539808
Chave pix: 1539808@vakinha.com.br
Informações:
71 99136-3658 – Anderson Moreira
Instagram: @museuvivonacidade
Youtube: @museuvivonacidade
Fonte: Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro
Foto: Anderson Moreira