BahiaMunicípiosPolítica

Gestores baianos desembarcam em Brasília para Marcha em Defesa dos Municípios

A comitiva baiana contabiliza cerca de 800 participantes

A XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios tem início nesta segunda-feira (27) e os gestores baianos estão na capital federal, acompanhados da equipe técnica da União dos Municípios da Bahia (UPB), em mais uma edição, para lutar em defesa das pautas municipalistas do Brasil e da Bahia. A comitiva baiana contabiliza cerca de 800 participantes inscritos, entre prefeitos, prefeitas, vereadores e secretários municipais. A solenidade oficial de abertura será realizada na terça-feira (28), com a presença de representantes dos três poderes. Há 25 anos realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), esta edição da marcha tem como tema o “Pacto Federativo: um olhar para o futuro”.

O tema do evento é uma das bandeiras da gestão do presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo. Além disso, as pautas da Bahia, que serão levadas para a marcha são: a aprovação da PEC 14/2022, que reduz a alíquota patronal do INSS dos municípios para a metade; o reajuste da Tabela do SUS, que não sofre reajuste desde 2010; e o fortalecimento dos consórcios, para expor a bem sucedida experiência baiana com os consórcios e propor parceria com o governo federal.

“Sabemos que a Marcha é o grande momento nacional que evidencia as pautas municipalistas e, como já é tradição, os prefeitos e prefeitas da Bahia vão formar a maior bancada. Será uma marcha histórica porque temos um novo governo federal que já mostrou interesse em ouvir as nossas necessidades”, disse o presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo. A agenda pautada pelo evento influencia os rumos das políticas públicas, das leis e das decisões judiciais em favor dos entes locais, atuando junto aos três Poderes.

Até o dia 30, data de encerramento do evento, temas como a reforma tributária, censo demográfico, contabilidade municipal, consórcios públicos, SUS, educação, habitação e turismo também farão parte da programação.

Reunião com a bancada de parlamentares baianos

Durante a Marcha ocorrerá a tradicional reunião, realizada pela UPB, entre os prefeitos e prefeitas do estado com os deputados e senadores que fazem parte da bancada baiana no Congresso Nacional. Este ano, o evento acontecerá na quarta-feira (29), às 19h30. Além de apresentar a pauta municipalista prioritária, os gestores vão cobrar dos parlamentares do estado o apoio para a urgente aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 14/2022, que reduz pela metade a alíquota patronal paga pelas prefeituras ao INSS.

O presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo, ressaltou a importância do encontro. “Sabemos do diferencial da intensa participação dos nossos gestores durante todos os dias da Marcha, mas esse momento é necessário e especial haja vista que temos a oportunidade de apresentar as nossas demandas e direcionar a cobrança. É uma ocasião extremamente adequada para evidenciar as pautas baianas e para os nossos parlamentares renovarem o compromisso com os municípios”, afirmou.

Além da PEC 14/2022, os prefeitos vão expor a necessidade de reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), a manutenção de recursos mínimos para o financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); uma alternativa para evitar a queda brusca de arrecadação por conta dos resultados do censo demográfico, além de um olhar especial para a reforma tributária.

Fonte: UPB
Foto: Euro Amâncio

Related posts

ABC e Vitória se enfrentam pela 2ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2023 neste domingo (23)

Fulvio Bahia

Câmara aprova salas de acolhimento no SUS para mulheres vítimas de violência

Fulvio Bahia

Com Unidade Móvel do Nudem, Defensoria fará atuação itinerante para defesa das mulheres em todo o estado

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais