MunicípiosSaúde

Juazeiro: Profissionais da Prefeitura participam de capacitação sobre sistema para o monitoramento das ações de atenção à saúde do trabalhador

Além de Juazeiro, os municípios de Curaçá, Casa Nova, Uauá, Campo Alegre de Lurdes, Sento Sé e Remanso também participaram da formação.

Na manhã da última segunda-feira (27), profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Juazeiro (Cerest) participaram de uma capacitação sobre o Sistema de Informações para o Monitoramento das Ações de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (SIVAST). O sistema foi desenvolvido pelo Núcleo de Informação em Saúde do Trabalhador (NISAT), Coordenação de Gestão da Rede Estadual de Saúde do Trabalhador (COGER) e pela Coordenação de Planejamento (COPLAN), para sistematizar as informações sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Profissionais do Cerest como, fisioterapeuta, médico do trabalho, psicóloga, assistente social, enfermeira do trabalho, entre outros, participaram da formação oferecida pela Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), ligada ao Ministério da Saúde, em parceria com a Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (DIVAST) e do Núcleo Regional de Saúde Norte (NRBS).

“O treinamento é para registro e envio dos relatórios mensais, a fim de alimentar o SIVAST e arquivar os dados levantados em tempo real.  Esse processo se divide em três partes: relatório de inspeções das condições e melhorias dos processos dos  ambientes de trabalho, relatório da situação de saúde do trabalhador, como, porque e onde a população mais adoece, tipos de atividades que mais adoecem, acidentes e fatores de riscos  e educação popular, através de eventos programados para conscientização dos  trabalhadores e população em geral, quanto o surgimento e as gravidades das doenças regionais, estaduais e nacionais” explicou o gerente do Cerest, Célio Roberto.

Além de Juazeiro, os municípios de Curaçá, Casa Nova, Uauá, Campo Alegre de Lurdes, Sento Sé e Remanso também participaram da formação.

Fonte / Foto: ASCOM PMJ

Related posts

Feira de Santana: 47 casos de sífilis foram detectados no mês de outubro

Fulvio Bahia

Módulos do Fique Sabendo entram em ação na folia

Fulvio Bahia

Dengue na Bahia: Aumento de casos acende alerta para prevenção e vacinação contra a doença

admin

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais