ArtePrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Projeto celebra dez anos incentivando grafiteiros em Salvador

Em celebração aos dez anos de criação, o projeto Graffiti Salvador promove atividades comemorativas neste mês de março. A programação, que tem apoio do edital Arte Todo Dia – Ano VI, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), conta com exposição virtual e lançamento de livro, que conta a trajetória dos grafiteiros atuantes na cidade, que fazem das ruas uma galeria ao ar livre, interagindo com a paisagem urbana e propondo reflexões através da arte.

Na última segunda-feira (27), foi promovida uma live que pode ser acessada no canal da Pinaúna Editora no YouTube (www.youtube.com/watch?v=fRRxKUxB6Ew), com participação da antropóloga Bárbara Falcón e da fotojornalista Carol Garcia, e mediação de Carol Dantas. Na ocasião, as criadoras do projeto lembram da origem do projeto, o processo e desdobramento da construção do livro, além das outras ações previstas para a comemoração de uma década do Graffiti Salvador.

Quem preferir acompanhar o projeto em imagens já pode conferir a exposição virtual na galeria do projeto, no Instagram (@grafftisalvador), com posts diários, onde imagens serão acompanhadas de textos e inclusão da ferramenta #paratodosverem.

“A ideia do Graffiti Salvador surgiu durante os meus deslocamentos pela cidade, contemplando nos muros essa arte que os grafiteiros e grafiteiras nos dão de presente. Já tinha conhecimento da pesquisa de Carol Garcia e fiz a proposta de mapearmos juntas os artistas atuantes naquele ano”, disse a autora do projeto, Bárbara Falcón.

Fotojornalista desde 2008 e tendo como inspiração a sua mãe, Izabel, Carol Garcia ressaltou a importância de o projeto, criado há dez anos, ter sido contemplado pelo edital municipal. “Eu fico muito feliz, pois nos dá a oportunidade de divulgar ainda mais o livro e o trabalho de tantos artistas incríveis que a nossa cidade tem. A arte de rua de Salvador e o graffiti em especial precisam ficar ainda mais conhecidos, pois aqui temos artistas de alto nível que o mundo precisa conhecer”.

Projeto

O Graffiti Salvador foi criado em 2013 com o objetivo de mapear os artistas urbanos da cidade e lançar um livro como resultado da pesquisa. A versão digital do livro pode ser acessada através do link www.issuu.com/dub261251/docs/graffiti-salvador

Fonte e Foto: SECOM

Related posts

Prefeitura de Salvador fez mais de 27 mil podas de árvores no primeiro semestre  

Fulvio Bahia

Prefeitura recebe selo Caixa Gestão Sustentável por compromisso com excelência da administração pública

Fulvio Bahia

Empreenda Salvador chega à Carlos Gomes e Largo Dois de Julho  

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais