BahiaGoverno do EstadoPrefeitura Municipal de Salvador

Encontro reúne ouvidores do Estado e amplifica discussão sobre ‘O Papel da Ouvidoria na Reconstrução Democrática’

Este foi também o primeiro encontro oficial da Rede de Ouvidorias Especializadas do Estado com a Ouvidora Geral, Arany Santana, desde sua posse em janeiro deste ano

Ouvidoras e ouvidores do Estado da Bahia se reuniram no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), na última terça-feira (28), para discutirem ‘O Papel da Ouvidoria na Reconstrução Democrática’. A iniciativa foi uma realização da Secretaria de Comunicação (Secom), através da Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE), em alusão ao Dia Nacional do Ouvidor e da Ouvidora, celebrado no dia 16 de março.  Este foi também o primeiro encontro oficial da Rede de Ouvidorias Especializadas do Estado com a Ouvidora Geral, Arany Santana, desde sua posse em janeiro deste ano.   

Reforçando que a democracia tem como base a participação popular, a Ouvidora, Arany Santana disse estar atenta à responsabilidade que possui na garantia de direitos do cidadão. “Nosso papel é essencial. Simbolizamos o reconhecimento do Governo do Estado de que o cidadão precisa ser ouvido e precisa participar da construção das políticas públicas”. Ela ainda reafirmou a importante contribuição dos servidores nesta operação. “Nós ouvidores e ouvidoras somos parte ativa no processo de redemocratização do país. A mensagem da Ouvidora Geral da União para nós é muito significativa. Simboliza este novo momento, no qual temos ventos favoráveis para um alinhamento a nível nacional, que tem tudo para fortalecer o nosso papel e a nossa rede”.  

Aberto por uma apresentação musical do Quarteto Novo, da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), o encontro aprofundou reflexões e propostas acerca do trabalho e comprometimento dos ouvidores em prol da cidadania no atual momento político e histórico do país.  

Além da Ouvidora Geral, compuseram a mesa a Procuradora Geral Adjunta, Dra. Patrícia Saback; o Auditor Geral do Estado, Dr. Luís Augusto Peixoto; o diretor geral da Secom, Noé Américo; a Ouvidora do SUS/BA, Taís Tupinambá; e o Ouvidor adjunto da Secretaria de Segurança Pública, Cel Hélio Alves Godim. A Ouvidora Geral da União, Ariana Frances, enviou sua mensagem por vídeo, reforçando o alinhamento da Rede Estadual com o Governo Federal.   

Rede de Ouvidorias Especializadas

Na Bahia, o serviço de ouvidoria do Governo do Estado funciona em rede, sob coordenação técnica da Ouvidoria Geral do Estado. São 300 ouvidorias especializadas de secretarias, fundações, empresas, autarquias e demais órgãos, interligadas através do Sistema de Ouvidoria TAG – software de registro e gerenciamento dos atendimentos. O funcionamento em rede significa mais agilidade e qualidade na resposta ao cidadão, tendo em vista que cabe ao ouvidor especializado, em sua respectiva área, a resposta final.    

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Antonio Queirós/GOVBA

Related posts

Prefeitura de Salvador apoia atletas em competição internacional de Ginástica Aeróbica 

Fulvio Bahia

Escolas estaduais mobilizam estudantes para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

Fulvio Bahia

Transalvador intensifica ordenamento do tráfego no Centro Histórico

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais