ImpostoMunicípios

Lauro de Freitas: Campanha ‘Seja Amigo da Criança’ incentiva doação do IR para fundo municipal

A pessoa física pode destinar até 3% do imposto devido na hora de fazer a declaração referente ao calendário de 2022

Pelo terceiro ano consecutivo, em Lauro de Freitas, a campanha ‘Seja Amigo da Criança’ incentiva a doação de parte do Imposto de Renda para o fundo municipal. Este fundo destina os recursos arrecadados a programas sociais voltados para crianças e adolescentes. A doação do imposto é fácil, sem custos e pode ser feita no ato da declaração.

Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a campanha reforça ao munícipe que a doação é um exercício de cidadania. “O contribuinte, além de cumprir a sua obrigação com o governo federal, tem a oportunidade de ajudar a viabilizar a continuidade de serviços que são oferecidos pelo fundo municipal”, destaca o diretor do Departamento de Assistência à Criança e ao Adolescente (DACA) da SEMDESC, Alfredo Pacheco.

Como fazer

A pessoa física pode destinar até 3% do imposto devido na hora de fazer a declaração referente ao calendário de 2022. O direcionamento da doação é feito no próprio programa da Declaração de Ajuste Anual que calcula o valor máximo que poderá ser doado e gera um DARF a ser pago.

Para quem tiver direito a restituição, o valor doado será acrescentado no valor a receber e para quem tem imposto a pagar, esse valor será deduzido da quantia devida.

Amor e solidariedade

Alfredo explica que o contribuinte tem em mãos a decisão de destinar para o município parte do recurso com as doações e assim garantir a continuidade de projetos como o “Integra Jovem” que atende a garotada de 14 a 17 anos com cursos profissionalizantes. “O fundo municipal tem a gestão do CMDCA, que é um órgão paritário composto de integrantes que representam o poder público e a sociedade civil. Com os recursos das doações, mais projetos, programas e ações poderão ser realizados para nossas crianças e adolescente”, informou.

Fonte / Imagem: ASCOM PMLF

Related posts

Jequié: Prefeitura inicia projeto “A Escola vai ao Teatro” e mobiliza centenas de estudantes do Sistema Municipal de Ensino

Fulvio Bahia

Juazeiro: Segurança nas escolas é tema de palestra para servidores municipais

Fulvio Bahia

Produção de milho não-transgênico na Bahia garante sabor e tradição no São João

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais