MunicípiosSaúde

Lauro de Freitas: Fortalecimento do SUS e novas propostas marcam a abertura da 10ª Conferência Municipal de Saúde

Moema lembrou que o SUS teve papel fundamental durante a pandemia do coronavírus e salvou milhares de vidas em todo país

O auditório do Colégio Mendel, em Vilas do Atlântico, ficou completamente lotado de pessoas, entre elas profissionais de saúde, estudantes, gestores públicos e da iniciativa privada,  sociedade civil e vereadores, para participar, na noite da última sexta-feira (31), da cerimônia de abertura da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Lauro de Freitas. A oitiva, que é realizada de quatro em quatro anos, nesta edição aborda o tema  “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a Democracia. Amanhã vai ser outro dia”.

O evento, que acontece até este domingo (02), irá debater e sugerir novas propostas para a saúde pública municipal da cidade. Essas propostas serão apresentadas pelos delegados eleitos na Conferência Estadual de Saúde, conforme explicou a prefeita Moema Gramacho. “Esse espaço é de debate, mas não somente isso, daqui apontamos novos caminhos, propomos as diretrizes para a formulação da política de saúde com as representações dos segmentos sociais. Esse é o momento para ouvirmos o povo e onde defendemos o Sistema Único de Saúde (SUS), com direito igual para todos”, disse.

Moema lembrou que o SUS teve papel fundamental durante a pandemia do coronavírus e salvou milhares de vidas em todo país. Em Lauro de Freitas, foi possível, a partir do SUS, implantar estratégias que mitigaram o avanço da contaminação da doença. Um exemplo disso foi o  PASAI (Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga), que garantiu socorro emergencial a milhares de pessoas. “A proposta inicial para aquele prédio era outra, mas a pandemia veio e ele foi utilizado para dar suporte fundamental à saúde. Agora o objetivo é transformar aquele local numa maternidade e hospital infantil para Lauro de Freitas”, disse.

Entre as propostas para a saúde em andamento, a prefeita destacou o que acontecerá com o antigo prédio em que funcionava o PA Nelson Barros. “Nós queremos implantar ali outra Unidade de Saúde da Família (USF), que ampliará a cobertura do Centro juntamente com a USF Chafariz. Além disso, a nova unidade terá disponível um serviço exclusivo para diagnóstico e tratamento voltados para a saúde do trabalhador”, informou a gestora, completando que o projeto da  UPA do Jambeiro foi direcionado para que o equipamento seja uma unidade mista atendendo tanto emergência quanto atenção básica.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Roberto dos Santos, ainda há vagas para quem deseja se inscrever e participar como delegado na Conferência. “Nós realizamos no início de março as pré-conferências. Nesses encontros foram levantadas propostas que serão debatidas nas mesas temáticas neste sábado e domingo. Ainda há vagas para os interessados em atuar como delegados”, frisou. Antônio também pontuou a participação fundamental do Conselho e da sociedade na oitiva. “Nosso objetivo é fortalecer a saúde, não somos só um Conselho que aprova contas, somos parceiros das políticas públicas e queremos fazer com que a saúde de Lauro de Freitas seja de qualidade para todos”, ressaltou.

Vacinação contra a Covid-19

O secretário municipal de Saúde, Augusto César Pereira, anunciou que Lauro de Freitas foi reconhecida no estado pela celeridade com que aplicou as doses da vacina contra a Covid-19. “Atingimos um marco, fomos a cidade que mais vacinou na Região Metropolitana de Salvador. Aplicamos mais de 200 mil doses em tempo célere. Atualmente mais de 85% das pessoas tomaram a 2ª dose e estamos com as equipes nas ruas fazendo um trabalho de rastreamento, de busca ativa, para que a 3ª dose de reforço seja tomada. Hoje estamos com mais de 60% dessa etapa concluída”, afirmou.

César também lembrou que Lauro de Freitas conta com um equipamento referência no Brasil e único em sua forma de gestão, que é o Hospital Escola Nelson Barros. “No restante do país existem equipamentos semelhantes, mas geridos pelo estado ou governo federal, aqui a parceria é entre a faculdade Unime e o município”, explicou.

Para o gestor, entre as principais realizações alcançadas recentemente, está o Complexo de Saúde do Centro. “Nós temos hoje em um só lugar a Secretária Municipal de Saúde, a Central de Regulação, o Centro de Reabilitação Auditiva, o Hospital Escola Nelson Barros e a Policlínica Carlos Bastos. Isso concentra o atendimento e facilita a vida do paciente”.

SUS fortalecido

O tema da 10ª Conferência Municipal de Saúde foi destrinchado durante a palestra realizada pelo professor doutor em saúde pública,  Marcos Pereira. Ele fez um apanhado histórico que relembrou os primeiros movimentos para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). “Com a apresentação da reforma sanitária brasileira ocorrida nos anos 70,  a expressão foi usada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde”, disse.

Em seguida, o professor abordou sobre a democratização da saúde, dos estados e de seus aparelhos. Ele também mostrou que o SUS atua em frentes como o SAMU, Anvisa, Academia de Saúde, Consultório na Rua e o Mais Médicos, por exemplo.

Fonte: ASCOM PMLF
Foto: Danilo Magalhães

Related posts

Covid-19: Prefeitura de Salvador segue com aplicação da vacina nesta quarta-feira (26)

Fulvio Bahia

Pesquisa revela apoio majoritário à cannabis medicinal no Brasil

Fulvio Bahia

Juazeiro: Cidade celebra 145 anos e a Gestão Suzana Ramos destaca os avanços e investimentos no desenvolvimento da educação municipal

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais