Câmara Municipal de SalvadorEsportePolítica

Augusto Vasconcelos lamenta manutenção do veto ao PL da Capoeira nas Escolas

Na última segunda-feira (03), após votação na Câmara Municipal de Salvador (CMS), foi mantido o veto do prefeito Bruno Reis (União Brasil) ao Projeto de Lei (PL) nº 170/2022 de autoria do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), que institui a obrigatoriedade da capoeira nas escolas da Rede Municipal. Por 33 votos a 8, o projeto, que anteriormente havia sido aprovado por unanimidade, foi derrubado.

Contando com a presença e apoio de representantes de diversos grupos de capoeira, Augusto lamentou a decisão do Prefeito e consequentemente a manutenção do veto na Câmara, considerando o resultado da votação “desrespeitoso” já que Salvador é a capital da capoeira no mundo, mas não tem um projeto que valorize a sua importância.

“A cidade que completou 474 anos de história no último dia 29 e que tem no seu DNA a história de resistência e de combatividade do nosso povo. Uma das expressões mais importantes dessa resistência é, sem dúvida alguma, a capoeira. A capoeira como elemento da nossa ancestralidade que se conecta à realidade das pessoas, pode sim ser trabalhada em conjunto para ajudar a transformar a educação. Foi com esse intuito que apresentei o Projeto de Lei nº 170/2022 para viabilizar que na rede pública municipal nossas crianças, adolescentes e adultos tivessem a oportunidade de, através da capoeira acessar conhecimentos da história, geografia, literatura, artes, educação física, e das demais disciplinas”, disse Augusto.

O parlamentar salientou seu descontentamento com o resultado da votação, ratificando que o objetivo do PL seria trabalhar a capoeira de maneira interdisciplinar nas unidades de ensino com o objetivo de melhorar os indicadores econômicos, educacionais e sociais. A própria lei federal 10639/2003 prevê o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.

“É muito ruim, Salvador, capital de maioria negra ter rejeitado um projeto como esse, mas não vamos desistir, vamos seguir mobilizados com a comunidade da capoeira para assegurar que possamos ter uma educação transformadora”, concluiu.

Fonte / Foto: ASCOM Ver. Augusto Vasconcelos

Related posts

Bruno Reis liberou alvará para Espigões do Buracão na surdina, denuncia deputado Robinson

Fulvio Bahia

William Lima vai para a semifinal no judô e Larissa Pimenta disputa a repescagem

Fulvio Bahia

“Aqui em Lauro de Freitas, o Solidariedade não solta a mão de Rosalvo”, dispara Russo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais