BahiaGoverno do EstadoSaúde

Governador em exercício, Geraldo Júnior entrega ampliação do Hospital do Homem em Salvador

São seis novas salas para a realização de novos exames, como urodinâmica e biópsia guiada por ultrassonografia, além de local para observação pós-procedimento

A segunda etapa de implantação do Hospital do Homem foi inaugurada, nesta quinta-feira (06), pelo governador em exercício Geraldo Júnior. A unidade, instalada no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, funciona há seis meses e tem capacidade para realizar mais de quatro mil consultas ambulatoriais e quase 500 cirurgias por mês, em adultos e crianças. Entre equipamentos e mobiliários, o Governo do Estado investiu mais de R$ 3,6 milhões nesta etapa.

São seis novas salas para a realização de novos exames, como urodinâmica e biópsia guiada por ultrassonografia, além de local para observação pós-procedimentos. “Com essa iniciativa, o Hospital do Homem passa a contar com equipamentos de alta qualidade para a ampliação da capacidade de atendimento, em conjunto com a escolha e qualificação dos profissionais, para transformar e cuidar ainda mais da vida das pessoas, valorizando a saúde pública”, destacou Geraldo Júnior.

Referência no atendimento especializado, o Hospital do Homem é equipado para atendimento a pacientes com doenças do aparelho urinário 24 horas por dia, sete dias por semana. A secretária da Saúde Roberta Santana detalhou como se dá a assistência. “O atendimento oferecido atende demandas eletivas e de emergência. Os pacientes que tiverem necessidade podem acessar o serviço pela central de regulação e também de forma eletiva com base na lista única do SUS, onde o cidadão inscrito pode realizar procedimento ambulatorial e também os procedimentos cirúrgicos”, pontuou a gestora da pasta.

Após a implantação do novo serviço, o HGRS ampliou o número de procedimentos em Urologia, conforme afirma o coordenador do Hospital do Homem, Joabe Carneiro. “A inauguração da primeira etapa, no ano passado, permitiu que a Urologia dobrasse o número de procedimentos. Ano passado tivemos uma média de cem procedimentos, já neste mês de março, nós tivemos duzentos”, enfatizou o médico.

Vindo de Paulo Afonso, onde atua como agricultor, Agnaldo Santos aguarda um procedimento cirúrgico, mas já pode avaliar o atendimento disponibilizado pelo Hospital do Homem. “Meu caso é um cálculo renal, que preciso tirar porque eu corro o risco de perder o rim, já sou paciente daqui e o atendimento é dez, é muito bom”, declarou.

Diagnóstico e terapêutica

A entrega da segunda etapa de implantação do Hospital do Homem expande a unidade com novas salas para litotripsia extracorpórea, urodinâmica, cistoscopia, observação pós-procedimento e laudos, além de sala de biópsia guiada por ultrassonografia.

Na área de diagnóstico, a unidade de saúde especializada passa a contar com serviços de coleta de material por meio de punção e biopsia, além de exames anatomopatológicos, ultrassonografia com dopller, ultrassonografia do aparelho urinário, bolsa escrotal e próstata. O Hospital do Homem também oferece endoscopia do aparelho urinário, diagnóstico em urologia e atendimento ambulatorial, tratamento clínico e cirúrgico.

Fonte: ASCOM GOVBA
Foto: Antonio Queirós/GOVBA

Related posts

Detran-BA e Hemoba promovem campanha de doação de sangue em ação transversal no Maio Amarelo

Fulvio Bahia

UFRB divulga chamamento público para locação de imóvel em Cachoeira

Fulvio Bahia

Mitos e realidades sobre a diabetes e o consumo de doces

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais