CulturaTeatro

BTCA realiza aulas e ensaios abertos na Casa Rosa

Numa ação de compartilhamento das técnicas e dos bastidores da companhia oficial de dança da Bahia, as aulas abertas são ministradas por dançarinos do próprio elenco e direcionadas a pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança

Enquanto suas instalações no Teatro Castro Alves passam por reforma, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) mantém suas atividades de rotina em diferentes espaços de Salvador, no movimento intitulado “TCA Itinerante”. A Casa Rosa, espaço cultural no Rio Vermelho, acolhe a companhia neste mês de abril, abrigando as tarefas diárias e também atividades públicas: quatro aulas e dois ensaios abertos do espetáculo “Viramundo”.

Numa ação de compartilhamento das técnicas e dos bastidores da companhia oficial de dança da Bahia, as aulas abertas são ministradas por dançarinos do próprio elenco e direcionadas a pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança. No dia 11 de abril (terça), às 13h15, tem Pilates com Ticiana Garrido; no dia 12 (quarta), às 15h, Balé Clássico com Anna Paula Drehmer. No dia 18 (terça), às 13h15, é Dança Contemporânea com Dayana Brito; por fim, no dia 19 (quarta), às 16h, tem Yoga com Mirela França. Cada turma tem cinco vagas, ocupadas gratuitamente por ordem de chegada, sendo a entrada com 20 minutos de antecedência.

Já nos dias 19 e 20 de abril (quarta e quinta), às 19h, ensaios abertos e gratuitos do espetáculo “Viramundo” serão seguidos por uma roda de conversa sobre o processo criativo desta obra. Estreado em julho de 2022, “Viramundo” é uma homenagem aos 80 anos de Gilberto Gil. Inspirada pela riqueza da obra do imortal baiano, a companhia oficial de dança da Bahia, sob direção e criação coreográfica de Duda Maia e com música original do maestro Ubiratan Marques, coloca no palco uma montagem de beleza, emoção e vivacidade. Todo o elenco do BTCA está em cena, ressoando as danças que Gilberto Gil, em sua figura e em sua produção, desperta em seus corpos.

BTCA

Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Daniela Guimarães e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Conta no seu repertório com mais de 100 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018), “A História do Soldado” (2019), em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), e “Viramundo” (2022), junto à Orquestra Afrosinfônica. Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, BTCA e OSBA mais uma vez se conectaram para promover colaborações artísticas em parceria, estreando seis criações inéditas encenadas e transmitidas ao vivo pela internet e TVE Bahia, dentro do projeto “Voltando aos Palcos”. Também neste período, BTCA e OSBA estrelaram os filmes “Um Concerto para o Guarda-Roupa” e “Abraço no Tempo”. Em 2021, celebrando seus 40 anos, o BTCA lançou o longa-metragem “A Cidade que Habita em Mim”.

Fonte / Foto: ASCOM TCA

Related posts

Funceb inscreve professores de Dança, Teatro, Música, Circo e Audiovisual nos Cursos Livres da Escola de Dança

Fulvio Bahia

No Dia Nacional do Livro Infantil, FGM promove contação de história para crianças na Biblioteca Edgard Santos

Fulvio Bahia

Ireuda Silva recebe prêmio por atuação social e em prol da mulher preta

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais