Numa ação de compartilhamento das técnicas e dos bastidores da companhia oficial de dança da Bahia, as aulas abertas são ministradas por dançarinos do próprio elenco e direcionadas a pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança
Enquanto suas instalações no Teatro Castro Alves passam por reforma, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) mantém suas atividades de rotina em diferentes espaços de Salvador, no movimento intitulado “TCA Itinerante”. A Casa Rosa, espaço cultural no Rio Vermelho, acolhe a companhia neste mês de abril, abrigando as tarefas diárias e também atividades públicas: quatro aulas e dois ensaios abertos do espetáculo “Viramundo”.
Numa ação de compartilhamento das técnicas e dos bastidores da companhia oficial de dança da Bahia, as aulas abertas são ministradas por dançarinos do próprio elenco e direcionadas a pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança. No dia 11 de abril (terça), às 13h15, tem Pilates com Ticiana Garrido; no dia 12 (quarta), às 15h, Balé Clássico com Anna Paula Drehmer. No dia 18 (terça), às 13h15, é Dança Contemporânea com Dayana Brito; por fim, no dia 19 (quarta), às 16h, tem Yoga com Mirela França. Cada turma tem cinco vagas, ocupadas gratuitamente por ordem de chegada, sendo a entrada com 20 minutos de antecedência.
Já nos dias 19 e 20 de abril (quarta e quinta), às 19h, ensaios abertos e gratuitos do espetáculo “Viramundo” serão seguidos por uma roda de conversa sobre o processo criativo desta obra. Estreado em julho de 2022, “Viramundo” é uma homenagem aos 80 anos de Gilberto Gil. Inspirada pela riqueza da obra do imortal baiano, a companhia oficial de dança da Bahia, sob direção e criação coreográfica de Duda Maia e com música original do maestro Ubiratan Marques, coloca no palco uma montagem de beleza, emoção e vivacidade. Todo o elenco do BTCA está em cena, ressoando as danças que Gilberto Gil, em sua figura e em sua produção, desperta em seus corpos.
BTCA
Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Daniela Guimarães e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Conta no seu repertório com mais de 100 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018), “A História do Soldado” (2019), em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), e “Viramundo” (2022), junto à Orquestra Afrosinfônica. Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, BTCA e OSBA mais uma vez se conectaram para promover colaborações artísticas em parceria, estreando seis criações inéditas encenadas e transmitidas ao vivo pela internet e TVE Bahia, dentro do projeto “Voltando aos Palcos”. Também neste período, BTCA e OSBA estrelaram os filmes “Um Concerto para o Guarda-Roupa” e “Abraço no Tempo”. Em 2021, celebrando seus 40 anos, o BTCA lançou o longa-metragem “A Cidade que Habita em Mim”.
Fonte / Foto: ASCOM TCA