“Os bancários estão entre as categorias que mais sofrem com adoecimento mental em decorrência de metas cada vez mais abusiva”.
Por Fulvio Bahia
O vereador Augusto Vasconcelos (PC DO B), na tarde desta terça-feira (11), em seção na Câmara de Vereadores de Salvador falou sobre a campanha “Menos Metas, Mais Saúde” lançada pelo Sindicato dos Bancários para evidenciar o cenário de adoecimento físico e mental dos trabalhadores do ramo financeiro.
Para o Edil, a excessiva carga de trabalho e os desafios impostos pelos contratantes são os motivos para o adoecimento da categoria. “Os bancários estão entre as categorias que mais sofrem com adoecimento mental em decorrência de metas cada vez mais abusivas e que tem pressionado os trabalhadores a cumprir o resultado de empresas cada vez mais bilionárias”.
Dentre os casos estão síndrome de burnout, a síndrome do pânico, depressão, entre outras doenças que afetam a maioria dos funcionários e causam um grande número de afastamentos, levando boa parte da categoria ao adoecimento mental.
Ainda segundo Augusto, 24% dos casos de afastamento do INSS por adoecimento mental, estão na categoria bancária.” Por isso que a gente lançou a campanha menos metas, mais saúde, estamos visitando as agências protestando exatamente contra a pressão por esses resultados e cobrando dos bancos que garantam o ambiente de trabalho saudável, porque ninguém merece ir ao trabalho e voltar doente”, finalizou.
Foto: Derlei Correia