MunicípiosSegurança Pública

Lauro de Freitas: Prefeitura reúne comandos de policiamento para instituir Campanha da Cultura da Paz e Não à Violência

“As ações buscam garantir o combate às impunidades relacionadas a todas as formas de violências”

Com foco na implantação de uma força-tarefa de segurança em Lauro de Freitas, a Prefeitura Municipal se reuniu com as Companhias Independentes da Polícia Militar (52ª e 81ª) e a Polícia Civil do município, além do policiamento da Região Metropolitana (CPRMS), na última segunda-feira (10), para tratar da instituição da “Campanha da Cultura da Paz e Não à Violência”. O conjunto de ações visa atingir unidades educacionais públicas e privadas, e outros espaços.

Como destacou a prefeita Moema Gramacho, a força-tarefa de segurança dentro da Campanha da Cultura da Paz e Não à Violência visa medidas preventivas e investigativas. “As ações buscam garantir o combate às impunidades relacionadas a todas as formas de violências e, em especial, aos tipos das últimas violências que foram perpetradas em outros locais fora da Bahia, que ceifaram vidas e deixaram ameaças às vidas de crianças e adultos”, em escolas e espaços de saúde, disse. 

Ainda na reunião, a gestora municipal e os comandantes de policiamento trataram das notícias falsas que circularam no município sobre atentados às Escolas Estaduais Bartolomeu de Gusmão e Américo Simas. A Prefeitura e a força policial estão tomando medidas cabíveis para coibir fake news, com monitoramentos permanentes.

Participaram da reunião o Coronel Sérgio Simões (CPRMS), o Major Márcio Pitangueira (52ª CIPM), o Major Enaldo Jr (81ª CIPM), o Delegado Civil Dr. Joelson Reis (23ª Delegacia de Polícia Civil), além dos Secretários Lula Maciel (GAPRE), Vânia Galvão (SEMED), Deize Marize (SEPADHIR), Cesar Augusto (SESA), representantes da SMSP e SEMDESC e o vereador Edvaldo Palhaço- Pres. da Comissão de Educação da Câmara Municipal. 

Dentre as ações elencadas pela Prefeitura estão: 

1.- Instituir força-tarefa de segurança nas escolas, unidades de saúde e outros; 

2.- Colocação de câmeras expostas e escondidas nas unidades educacionais;

3.- Colocação de detectores de metais nas unidades educacionais;

4.- Rondas policiais nos horários de entradas e saídas nas unidades educacionais e outras; 

5.- Guardas municipais e vigilantes permanentes;

6.- Acompanhamento psicológico interno nas unidades educacionais;

7.- Introduzir o tema “Cultura da Paz e Não à Violência” na grade extracurricular das escolas; 

8.- Retomar os Conselhos de Segurança e Cidadania nos bairros do município;

9.- Criar o Programa Pacto pela Vida à luz do programa desenvolvido pelo Governo do Estado da Bahia, em caráter municipal, envolvendo instituições, entidades e representantes dos Conselhos de Segurança da Sociedade Civil. 

10.- Implantação da DEAM – Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, diante do aumento do número de casos de violências contra as mulheres durante a pandemia e após. 

11.- Constituir um monitoramento de redes sociais, voltado a fiscalizar atitudes suspeitas e combater também as Fake News. 

Dentre outras ações.

Fonte: ASCOM PMLF
Foto: Danilo Magalhães

Related posts

Defensoria da Bahia vai mover ação civil pública contra o município após morte de criança indígena venezuelana em Feira de Santana

Fulvio Bahia

Carnaval mais iluminado da história tem 80% de redução em ocorrências de manutenção

Fulvio Bahia

“Bahia Adventure Race” começa nesta quinta-feira (08) na cidade de Camamu

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais