Guarda Civil MunicipalSaúdeSegurança Pública

Guarda Civil Municipal promove capacitação para agentes sobre inteligência emocional na capital baiana

A atividade abordou temas como os conceitos mais filosóficos para entender um pouco sobre a origem dos humores, a definição de saúde como estado de bem-estar mental e social

Com foco na capacitação, a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio da Gerência de Desenvolvimento Humano, realizou, na última quarta-feira (12), mais uma edição do curso de Saúde Mental e Inteligência Emocional no Âmbito da Segurança Pública. A aula contou com a participação de cerca de 30 agentes. 

A atividade abordou temas como os conceitos mais filosóficos para entender um pouco sobre a origem dos humores, a definição de saúde como estado de bem-estar mental e social, feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), dados estatísticos e como identificar e agir diante de casos de depressão, seja no âmbito profissional ou nos demais grupos de convívio. 

Para o agente Josemário Andrade, de 55 anos, que atua em um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) voltado para pessoas que fazem consumo excessivo de álcool e drogas, o conhecimento do curso foi muito oportuno. “Nós enfrentamos muitos desafios no dia a dia e isso acarreta em perturbações mentais, se não tivermos cuidado e acesso à informação”, afirmou Andrade. 

“Está sendo um momento bem proveitoso. A turma está participando, trazendo experiências pessoais para o curso, o que é muito bom, pois expande um pouco os conceitos teóricos”, opinou o também guarda municipal Raul Arraes, de 52 anos. 

Psicólogo e instrutor do curso, Alex Ferreira destacou que a saúde mental e o bem-estar do servidor é uma preocupação da GCM. “A capacitação é um passo importante para a informação, prevenção e cuidado dentro da corporação. Muitas vezes, a gente está com o problema do nosso lado e não consegue perceber. Então, nós enfatizamos a questão da atenção e cuidado com o outro e observação dos sinais da depressão”. 

Demais formações

Além desse curso, os agentes da GCM passam por constantes capacitações. Este mês, já foram formadas dez turmas de cursos como Técnicas e Procedimentos Operacionais no Uso de Instrumento de Menor Potencial Ofensivo; Retenção de Arma Curta Ostensiva; Técnicas e Procedimentos Operacionais no embarque e desembarque de veículos e na abordagem a pessoas e veículos; Ética, Direitos Humanos e Cidadania e Comunicação assertiva no âmbito da segurança pública, entre outros.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Lucas Moura

Related posts

Alagoinhas: Policlínica Municipal oferece ação especial em atenção ao Novembro Azul

Fulvio Bahia

Hospital Roberto Santos adquire equipamento que vai revolucionar o diagnóstico das doenças hepáticas em seus pacientes

Fulvio Bahia

Santo Antônio de Jesus: Feira Saúde Mais Perto chega ao município com mais de 9 mil atendimentos previstos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais