BrasilEconomiaSalvadorTurismo

Salvador foi o destino mais vendido do Brasil em 2022

Salvador foi o destino brasileiro mais vendido no ano de 2022, de acordo com os dados apresentados pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) nesta semana. A capital baiana ficou à frente de importantes destinos turísticos como Porto de Galinhas, Recife e São Paulo, que ficaram na segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente.

Em relação à quantidade de dias dos visitantes nas cidades, todos os municípios apresentaram percentuais de crescimento em comparação com o período anterior à pandemia. Salvador foi mais uma vez destaque. Além da capital baiana, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Goiânia, Florianópolis e Manaus apresentaram percentuais acima de 25% para a diária média.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, os dados apresentados pela Braztoa materializam o trabalho diário que vem sendo feito pela gestão municipal para transformar a capital baiana no destino mais desejado do Brasil. “Esses números são resultado de um movimento intenso e contínuo da Prefeitura de Salvador em trazer novos equipamentos, em se conectar de forma muito direta com o afroturismo e investimento em infraestrutura. É só o começo. Tenho a absoluta convicção que Salvador tem muito potencial para se consolidar como a cidade mais atrativa de todo o país”, declarou.

O diretor de Turismo de Salvador, Gegê Magalhães, também vê com muito otimismo o resultado da pesquisa. “Com muita alegria recebemos essa notícia que Salvador foi o destino brasileiro mais vendido de 2022. Acreditando muito no potencial turístico de nossa cidade. Agora nossa responsabilidade só cresce. Precisamos nos manter nessa posição e fazer com que a nossa cidade seja cada vez mais desejada por turistas do Brasil e de outros países”, celebrou.

Estatísticas

Aproximadamente 38% dos embarques nacionais foram para a região Nordeste, 23% para o Sudeste e 17% para o Sul. O anuário da Braztoa também aponta que os resorts são os produtos mais vendidos em todo o Brasil, seguidos das praias, dos Lençóis Maranhenses e do Beto Carrero World.

Em 2022, após a pandemia, o turismo brasileiro apresentou resultados bastante positivos. Segundo dados da Fecomercio-SP, o setor de Turismo teve um faturamento de R$ 94 bilhões em todo o país no primeiro semestre do ano passado. Comparado ao mesmo período de 2021, o aumento foi cerca de 33%. Em 2022, foram contabilizados 8,4 milhões de embarques, 13,5% a mais que em 2021, e 29,2%  acima do obtido em 2019.

O Sistema de Tráfego Internacional (STI) consolida os movimentos migratórios em território brasileiro, ou seja, as entradas e saídas de pessoas no país. Em 2022, foram registradas 4,5 milhões de entradas no Brasil, sendo 1,59 milhões por motivos de turismo.

Fonte e Foto: SECOM PMS

Related posts

MP e Shopping Bela Vista inauguram ‘Sala Agosto Lilás’

Fulvio Bahia

Eleições 2024: eleitores jovens aumentam 78% em relação a 2020

Fulvio Bahia

Tênis: Marcelo Melo alcança marca histórica de 1.000 partidas no circuito profissional

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais