A Central e a Rede consistem em uma estrutura física, técnico-administrativa capaz de promover o armazenamento, distribuição e a administração de todos os imunobiológicos (vacinas) distribuídos pelo Ministério da Saúde
O município de Euclides da Cunha inaugurou na última sexta-feira (14) uma Central Municipal de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológico (Rede de Frio), única em toda a região e uma das poucas na Bahia em municípios de médio porte.
Foi inaugurada, também, uma Central Municipal de Imunização, que já atendeu só no primeiro dia dezenas de pessoas com a vacina contra a gripe. “A emoção é muito grande, mas o nervosismo também. Adorei! Me sinto privilegiada em saber que estou sendo a primeira pessoa a ser vacinada na unidade. A gente tem que encarar a realidade e deixar o medo de lado, se vacinar”, afirmou Djalma Oliveira, primeira pessoa vacinada no local.
A Central e a Rede consistem em uma estrutura física, técnico-administrativa capaz de promover o armazenamento, distribuição e a administração de todos os imunobiológicos (vacinas) distribuídos pelo Ministério da Saúde, em um curto intervalo de tempo, e nos quatro cantos da cidade. “Ela vem para ampliar a nossa capacidade de administração de todos os tipos de vacina, principalmente em uma ação rápida, como o Dia D, que são as campanhas nacionais de vacinação”, acrescenta o secretário municipal de Saúde, Anderson França.
Para o prefeito do município, Luciano Pinheiro, a inauguração dos espaços representa “mais um dia histórico para a saúde de Euclides da Cunha, e toda essa estrutura, única em toda a região, foi montada para atender bem o cidadão da nossa cidade”, disse o gestor durante a inauguração.
A Rede de Frio e a Central Municipal de Imunização estão anexas ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde e funcionam de segunda à sexta-feira.
Fonte / Foto: SECOM PMEC