Covid-19Prefeitura Municipal de SalvadorSaúde

Menos de 10% dos testes para Covid-19 são positivos na Upinha Barris 

No quesito Influenza, mais de 370 exames foram realizados e, desse total, 19% (71) tinham reagente positivo para o vírus A e B.

Com pouco mais de duas semanas de funcionamento, a Upinha Barris, administrada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no Vale dos Barris, realizou 693 testes para detecção da Covid-19. No entanto, apenas 61 exames apresentaram resultados positivos, ou seja, menos de 10% dos procedimentos feitos.  

No quesito Influenza, mais de 370 exames foram realizados e, desse total, 19% (71) tinham reagente positivo para o vírus A e B. Ao todo, 1,2 mil pacientes foram acolhidos no período. A estratégia reforça a rede de atenção à saúde para casos de síndromes respiratórias gripais na capital baiana. 

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, destaca o papel do equipamento voltado para pacientes com sintomas respiratórios. “A Upinha Barris reforça essa cultura do cuidado e prevenção que estamos fortalecendo na saúde. Estamos no outono, com chuvas mais frequentes, o que favorece o surgimento de problemas respiratórios pela oscilação de temperatura e pelo fato de as pessoas ficarem mais tempo confinadas em ambientes fechados”, explica. 

A gestora reitera a importância de os soteropolitanos continuarem se vacinando contra a Covid-19 e contra a gripe, com imunizantes disponíveis nos postos de saúde. “A vacinação se mostrou como ferramenta eficaz contra a doença, reduzindo o número de casos, principalmente, os graves e óbitos relacionados ao vírus. Para evitarmos cenários de maior gravidade, complicações e sobrecarga da rede é fundamental que cada um faça a sua parte e se imunize por completo”, completa Ana Paula. 

Com atendimento 24 horas, durante todos os dias da semana, o equipamento de saúde acolhe pacientes adultos com sintomas respiratórios e conta com consultórios médicos, consultórios de acolhimento e classificação de riscos, sala de coleta de exames e de testagem para a covid-19. São dez leitos de observação, um leito de sala vermelha e dez leitos de acomodação. 

Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Uso excessivo de cannabis aumenta risco de mortalidade cardiovascular em mulheres, aponta estudo

Fulvio Bahia

Prefeitura firma compromisso com mais 50 atletas beneficiados pela Ajuda de Custo que irão competir no mês de junho

Fulvio Bahia

Profissionais da Saúde e da Educação participam de curso sobre primeira infância antirracista

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais