Na ultima quinta-feira (20) começou a participação brasileira na Copa do Mundo de Paraciclismo de Estrada 2023. A etapa inicial da competição acontece na cidade de Maniago, na Itália, entre os dias 20 e 23 de abril, com provas de contrarrelógio e resistência.
A equipe brasileira, formada por 25 atletas, desembarcou na Europa, na última semana, para disputar uma sequência de provas classificatórias para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2024. Após a participação na Itália, os atletas seguem para a Bélgica, onde utilizarão como preparação o International Paracycling Ronde (UCI/C1), no dia 30 de Abril, e logo em seguida competem na segunda etapa da Copa do Mundo, entre os dias 1° e 7 de maio.
“As duas etapas da copa do mundo abrem a segunda fase classificatória para Paris 2024, que será utilizada para alocação final das vagas disponíveis. No primeiro período classificatório, conseguimos conquistar as duas vagas disponíveis e, agora nessa reta final, vamos trabalhar incansavelmente para atingir o maior número possível de representantes brasileiros nas próximas Olimpíadas”, declarou Edilson Rocha “Tubiba”, coordenador do Paraciclismo na CBC.
O paraciclismo brasileiro já conquistou duas vagas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, sendo uma masculina e outra feminina. As vagas são definidas a partir do ranking internacional de nações e não são nominais, podendo ser utilizadas tanto nas provas de Estrada como na Pista.
Entre os convocados, estão Lauro Chaman (MC5) e Jady Malavazzi (WH3), medalhistas na Rio2016, Carlos Alberto (MC1) e Sabrina Custódio (WC2), atuais revelações da modalidade, entre vários outros destaques que estarão integrando a delegação e brigando para conquistar pontos importantes na corrida paralímpica.
Fonte e Foto: ASCOM CBC/Divulgação