BahiaCultura

TCA: NOTA OFICIAL

No último domingo (23) a Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA) recebeu mais um grande show, do cantor paraibano Zé Ramalho na turnê “Show dos Sucessos”. Com ingressos esgotados, a plateia pôde conferir mais uma vez a beleza do espaço como palco de apresentações emocionantes. Uma das características mais marcantes do local é a espontaneidade da sua ocupação, sob céu aberto, sem assentos marcados na arquibancada, onde a circulação é livre. Nesta recente ocasião, no entanto, a disputa sobre as ordens de ficar em pé ou sentado voltou a ser um constrangimento para parte do público.

A questão do ‘senta ou levanta’ retoma uma discussão já bastante realizada publicamente e, a partir das petições que voltam a ser apresentadas, a Secretaria de Cultura da Bahia está mobilizada para entender o tipo de motivação que traz o público a este lugar e debater isso de forma coletiva. A vocação da Concha Acústica é ser um espaço democrático, aberto, livre, de perfil espontâneo, portanto, pensar outros desenhos de operação que delimitam áreas e comportamentos implica numa mudança bastante considerável no perfil da Concha Acústica e na experiência do público.  

A gestão do equipamento cultural tem a atitude democrática como fundamento, respeitando este revolucionário símbolo da arquitetura moderna do Brasil que é o TCA. No site oficial do TCA, há informações sobre as regras de ocupação, de acessibilidade e formas de acesso da Concha, além de um texto que qualifica o local como de livre movimento entre as pessoas ficarem sentadas ou em pé, contanto que respeitem as regras de segurança e que mantenham as rotas de fuga liberadas. Os comportamentos de violência sempre acarretarão na expulsão dos envolvidos e atitudes criminosas serão tratadas pelos órgãos de segurança pública.

Fonte: ASCOM TCA
Foto: Manu Dias / GOVBA

Related posts

Secult anuncia grupo de trabalho para criação da Bahia Filmes

Fulvio Bahia

Academia da PM celebra 88⁰ aniversário com início de nova turma de oficiais

Fulvio Bahia

Funceb levará 10 bandas filarmônicas ao Desfile Cívico 2 de Julho

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais